Greve do SAG-AFTRA ainda pode afetar GTA 6 e outros jogos

Apesar de um acordo assinado pelo sindicato SAG-AFTRA determinar que jogos cujo desenvolvimento começou antes de setembro de 2024 não precisam ser afetados pela greve recente, tecnicalidades podem abrir brechas para que isso aconteça. Assim, títulos aguardados como GTA 6 também acabariam ficando sujeitos a possíveis atrasos.

Em um comunicado público, a SAG-AFTRA afirmou que, para que isso aconteça, profissionais que trabalham com os games precisam “demonstrar solidariedade” com o movimento. Em outras palavras, enquanto atores que trabalham com GTA 6 não precisam aderir à greve, eles têm a liberdade de fazer isso por decisão própria.

Membros que querem mostrar solidariedade com o sindicato podem decidir voluntariamente não trabalhar nesses títulos”, afirmou Ray Rodriguez, chefe de contratos do grupo. “E sabemos que muitos de nossos membros vão se tornar indisponíveis para trabalhar neles”, complementou, dando indícios de que o movimento está ganhando volume.

SAG-AFTRA exige novos contratos com termos sobre IA

Falando especificamente sobre GTA 6, Rodriguez afirmou que a produção do jogo pode ser afetada por profissionais que não querem se submeter a alguns termos atuais do mercado. O segmento vem operando com regras de um acordo coletivo encerrado em 2022, que não traz regras específicas sobre o uso da inteligência artificial.

Greve do SAG-AFTRA ainda pode afetar GTA 6 e outros jogos
Foto: Divulgação/Rockstar Games

O movimento organizado pelo SAG-AFTRA tem o objetivo de mudar esse cenário, estabelecendo um novo acordo coletivo com limites claros. A intenção é evitar que empresas capturem vozes e imagens de atores e, a partir de técnicas generativas, aproveitem eternamente o trabalho de profissionais sem pagar nada a mais por isso.

A intenção é encontrar uma solução semelhante àquela oferecida aos atores e roteiristas de Hollywood, que fizeram uma greve histórica em 2023. Na época, a paralisação resultou no adiamento de vários filmes e séries, bem como em diversas temporadas que tiveram suas durações e linhas narrativas reduzidas.

Fonte: Eurogamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.