Nicolás Maduro é anunciado vencedor das eleições na Venezuela; oposição contesta

Foi anunciada na madrugada desta segunda-feira (29), pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais deste domingo.

Nicolás Maduro | abc+



Nicolás Maduro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conforme o CNE, Maduro recebeu 51,2% dos votos e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%. O resultado indica uma diferença de 704 mil votos entre os dois candidatos.

“O povo disse paz, tranquilidade fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro.

Com o resultado, Maduro, 61 anos, vai permanecer mais seis anos no poder em Caracas, chegando a 17 anos no comando do país. O governante anterior foi Hugo Chávez, que ficou por 14 anos no poder, até sua morte, em 2013.

LEIA TAMBÉM: OLIMPÍADAS 2024: Confira a agenda completa desta segunda-feira, com horários e onde assistir 

A oposição aponta irregularidades e contestou os números divulgados pelo CNE. Em suas contas, Edmundo González diz que teve 70% dos votos e Maduro, 30%. Pesquisas de boca de urna divulgadas pela agência Reuters indicavam vitória de Gonzáles com uma larga vantagem.

FIQUE POR DENTRO: BNDES abre inscrições para cargos com salário inicial de R$ 20 mil 

“Queremos dizer ao mundo que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo González”, disse Maria Corina Machado, a líder da oposição que foi impedida pelo regime de Maduro de disputar a eleição.
Em breve discurso, González – que assumiu a candidatura após o impedimento de Maria Corina – disse que “não descansaremos até que a vontade popular seja respeitada”.

(*) Com informações do G1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.