Fornecimento de GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 é reduzido

O fornecimento de GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 foi reduzido e diversas parceiras comerciais passam a se preocupar sobre uma potencial falta de hardwares da linha em um breve futuro.

Diversas fontes afirmam que podemos ver uma falta de placas de vídeo “Ada Lovelace” no próximo mês, já que as linhas de produção foram “estritas” e a provisão delas caiu em até 50%. De acordo com SKUs específicas, as maiores afetadas supostamente serão as GeForce RTX 4070 e a GeForce RTX 4060.

Há diferentes pontos de vista sobre o que causou a redução no fornecimento de GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 – entre elas, alguns afirmam que é pelo foco em hardwares voltados para as inteligências artificiais, outros apontam que há problemas ao suprir memórias GDDR6X e também é visto como uma “estratégia” da fabricante.

NVIDIA AI PCs
Divulgação/NVIDIA

Razões da NVIDIA para reduzir o fornecimento

Se estendendo um pouco nas afirmações vistas acima, alguns sites de Taiwan apontam que fornecedores como a TSMC estão focando mais na produção de chips voltados para as IAs – como o foco na linha “Blackwell” – com o fornecimento de GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 ficando em segundo plano em suas fábricas.

Outras fontes da Ásia, via BoardChannels, apontam que algumas GDDR6X tiveram “problemas de controle de qualidade” e isto causou um gargalo em toda a rede de suprimento – comprometendo toda a linha de produção. Estes rumores apontam que este problema é de curto prazo e que as fabricantes já estão resolvendo a questão.

Veja mais:

Divulgação/NVIDIA

Já o UDN também cita que as GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 – como a RTX 4060 (envolvendo a versão comum e a “Ti”) – tiveram uma redução estratégica com aumento de preços e que se estendeu para as placas de vídeo high-end como a RTX 4090, RTX 4080 e RTX 4070.

O plano é simples, reduzir o fornecimento para evitar fluxos excessivos nos estoques próximo ao lançamento da próxima geração de GPUs “RTX 50”. Considerando que a NVIDIA e seus parceiros comerciais tiveram muitos problemas com isto entre a RTX 30 “Ampere” e a geração Ada Lovelace, seria algo “crível”.

A NVIDIA não revela seus planos

Independentemente da narrativa, a única coisa certa é que GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 teve seu fornecimento reduzido no mercado – sem qualquer pronunciamento ou declaração vinda diretamente da fabricante para explicar o que está ocorrendo.

Com a iminente chegada das “RTX 50”, também é de conhecimento geral que o interesse pela linha recente pode ter uma queda – justificando uma redução na sua produção, já que o público tem a tendência de aguardar para adquirir um hardware moderno.

NVIDIA
Divulgação/NVIDIA

Porém, a NVIDIA também não revelou quando as GeForce RTX 50 chegarão nas lojas. Rumores apontam que as placas de vídeo RTX 5090 e RTX 5080 virão em janeiro, com anúncios sendo revelados durante a CES 2025, mas nada foi confirmado pela fabricante.

É importante citar que a queda de fornecimento das GPUs NVIDIA GeForce RTX 40 podem levar a um aumento de preços – que pode ser temporário ou não – porém, isso também não foi visto ainda.

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.