Diga adeus à dor na coluna com poderosos chás anti-inflamatórios

Se você sofre com dor na coluna ou no nervo ciático, é bem provável que já tenha recorrido a medicamentos para dor, mas sabia que alguns remédios naturais podem te ajudar a resolver a dor na coluna?

três chás para dor na coluna

O chá de Erva-baleeira é um dos remédios naturais para dor na coluna. – Foto: Internet/ND

A fisioterapeuta Rosilene Melo te apresentar três poderosos remédios naturais que também agem como analgésicos e anti-inflamatórios, ajudando a aliviar essas dores na coluna de forma mais segura e econômica.

“Quando alguém sofre com dor na coluna, na lombar ou no nervo ciático, a primeira opção de tratamento é geralmente o uso de medicamentos alopáticos. Contudo, esses medicamentos podem causar toxicidade e inflamação crônica no corpo, levando a um ciclo de dor recorrente”, explica.

Ela destaca que os remédios naturais são uma alternativa interessante, pois além de não causarem efeitos colaterais, oferecem benefícios adicionais para a saúde.

Remédios naturais para acabar com a dor na coluna

1. Cúrcuma (Açafrão-da-terra): A cúrcuma é uma raiz alaranjada da família do gengibre, rica em curcumina, uma substância com potente efeito anti-inflamatório.

A curcumina é tão eficaz que é comparada a alguns anti-inflamatórios sintéticos, mas sem os efeitos colaterais. Para melhorar a absorção da curcumina pelo corpo, associe-a a uma gordura saudável, como óleo de coco ou azeite, ou à piperina, presente na pimenta preta.

Formas de uso da cúrcuma:

Adicione na comida, fresca ou em pó. Prepare um shot anti-inflamatório: misture uma xícara de água morna, suco de um limão, uma colher de café de cúrcuma em pó e uma colher de mel.

Tome em jejum. Faça chá com cúrcuma desidratada: ferva de 2 a 3 minutos e tome uma xícara, três vezes ao dia. Use tintura: 30 a 40 gotas diluídas em meio copo de água. Tome em cápsulas, com dosagem precisa.

Contraindicações da cúrcuma:

Pessoas com problemas de sangramento ou coagulação. Gestantes e lactantes. Pessoas que passaram por cirurgia recente.

A cúrcuma também ajuda para acabar com a dor na coluna – Foto: Freepik/Divulgação/ND

2. Gengibre: Conhecido por suas propriedades termogênicas, o gengibre também possui gingerol, uma substância anti-inflamatória que alivia dores ao reduzir os receptores de dor nas terminações nervosas.

Formas de uso do gengibre:

Rale o gengibre fresco e adicione em sopas, caldos ou sucos. Prepare chá de gengibre: ferva a raiz fresca por 5 minutos e tome.

Contraindicações do gengibre:

Gestantes e lactantes. Pessoas com hipertireoidismo. Quem tem pressão baixa.

Gengibre: ideal para aliviar dor na coluna. – Foto: Freepik/ND

3. Erva-baleeira: Menos conhecida, mas extremamente poderosa, a erva-baleeira é uma planta com alto poder antioxidante, analgésico e anti-inflamatório. Ela é eficaz no tratamento de artrite, tendinite, fibromialgia, dores articulares, musculares e nevralgias.

Formas de uso da erva-baleeira:

Chá: ferva uma colher de sobremesa da erva seca em uma xícara de água, abafe por 5 minutos e tome. Dores intensas: quatro xícaras ao dia. Dores moderadas: três xícaras ao dia. Dores leves: duas xícaras ao dia.

Contraindicações da erva-baleeira:

Não possui contraindicações ou toxicidade.

A fisioterapeuta destaca que esses remédios naturais devem ser usados juntamente com um tratamento específico para dores na coluna e nervo ciático, como técnicas e exercícios direcionados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.