Investimento de R$ 2,5 milhões: Novo CAPS em Itajaí atenderá dependentes químicos

Um novo Centro de Atenção Psicossocial 24h (CAPS) será construído em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, visando tratar pessoas com sofrimento psíquico intenso devido ao abuso de álcool e drogas.

Conforme a Prefeitura de Itajaí, o local será um passo importante no enfrentamento à dependência química na cidade. O serviço contará com leitos de observação e monitoramento para atendimentos intensivos, inclusive em finais de semanas e feriados.

Novo CAPS em Itajaí atenderá pacientes com dependência química – Foto: CAPS em Itajaí

O programa federal Novo PAC investiu R$ 2,5 milhões no projeto. No novo CAPS, o acolhimento será tanto por busca espontânea, como por encaminhamentos de serviços da rede municipal ou pela Justiça.

Como será o novo CAPS em Itajaí

Segundo o município, o espaço contará com sala de acolhimento, salas de atendimentos individualizados, salas para atividades coletivas, sala de medicação.

Além de posto de enfermagem, farmácia, espaços de convivência, quartos coletivos com acomodações individuais com até doze leitos, banheiros, cozinha e refeitório.

A estrutura mínima do CAPS terá uma equipe multidisciplinar em cada turno de atendimento, entre psiquiatras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador social, entre outros.

Quais serviços serão prestados no local

Dentre os serviços no local, estão o atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação, oferta de medicação assistida, atendimento em grupos para psicoterapia e oficinas terapêuticas.

Conforme a Prefeitura, a unidade também prestará serviços de visitas e atendimentos domiciliares e atendimentos às famílias dos pacientes, atividades de reabilitação psicossocial e fornecimento de refeição diária aos usuários assistidos.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.