James Cameron vai mostrar no cinema o que “Oppenheimer” não exibiu

O diretor James Cameron pretende retratar nas telonas o que Christopher Nolan não exibiu no filme “Oppenheimer”: as consequências dos bombardeamentos atômicos em Hiroshima e Nagasaki para os japoneses.

Nesta segunda-feira (16), o Deadline revelou que James Cameron comprou os direitos do novo livro “Ghosts of Hiroshima” (“Fantasmas de Hiroshima”, em tradução livre), de Charles Pellegrino. O cineasta irá adaptar esse e o último livro do autor, “Last Train From Hiroshima” (“O Último Trem de Hiroshima”), de 2015, para o cinema.

O filme se chamará “Last Train From Hiroshima”, assim como o último livro. O enredo se concentrará em parte na história real de um japonês que sobreviveu à explosão atômica de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Aliás, o mesmo japonês pegou um trem e viajou para Nagasaki, onde também sobreviveu ao lançamento da segunda bomba.

A ideia é que o novo longa seja lançado em agosto de 2025. O mês marca o aniversário de 80 anos das bombas sobre o Japão.

Vale lembrar que, durante a promoção de “Oppenheimer”, Christopher Nolan chegou a afirmar que seu filme não mostraria os efeitos das bombas no Japão, pois, ele esperava que alguém contasse essa parte em outro filme.

O outro lado de “Oppenheimer”

Os livros de Pellegrino se baseiam em relatos de sobreviventes de bombas e na nova ciência da arqueologia forense, incluindo civis japoneses e aviadores americanos. O novo capítulo, “Ghosts of Hiroshima”, será publicado pela Blackstone Publishing também em agosto de 2025. A mesma editora também publicou o audiolivro de “Oppenheimer”.

Cameron contou que, ao visitar a vítima Tsutomu Yamaguchi no hospital, poucos dias antes de sua morte, ele e Pellegrino prometeram “passar sua experiência única e angustiante para as gerações futuras”. “É um assunto sobre o qual eu queria fazer um filme, sobre o qual tenho lutado para saber como fazê-lo, ao longo dos anos”, disse o diretor.

Anteriormente, Pellegrino já trabalhou com James Cameron como consultor científico em “Titanic” e “Avatar”. De acordo com Cameron, os livros de não ficção terão sua adaptação assim que a agenda de “Avatar 3” permitir.

O filme sobre as bombas atômicas será o primeiro de Cameron fora da franquia “Avatar”, desde o lançamento de “Titanic”, em 1997. Vale lembrar que o diretor já abordou o tema “guerra nuclear” em outros de seus filmes. É o caso, por exemplo, da franquia “O Exterminador do Futuro”.

The post James Cameron vai mostrar no cinema o que “Oppenheimer” não exibiu appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.