VÍDEO: Ponte que desabou em cidade de SC é reconstruída em tempo recorde

A ponte que desabou na Estrada dos Bugres, em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, na manhã da última quarta-feira (24) com um caminhão carregado de toras de madeira, foi reformada em três dias e já está em funcionamento.

Segundo o diretor de comunicação da prefeitura de São Bento do Sul, Airton Ramos, a ponte foi totalmente reformada em abril e todas as vigas e estruturas estavam em perfeito estado.

Ainda de acordo com a prefeitura, não foi possível precisar o peso que tinha no caminhão. “A ponte foi totalmente reformada em abril. Todas as vigas e estruturas estavam em perfeito estado. A equipe de engenharia avaliou. O caminhão que caiu era um caminhão que estava carregado com toras. Como toda a carga caiu no rio, não é possível precisar o peso que estava esse caminhão”.

na foto aparece ponte que desabou passando por testes neste sábado (27) em São Bento do Sul

Ponte que desabou passa por testes em São Bento do Sul neste sábado (27) – Foto: Reprodução/prefeitura São Bento do Sul

A ponte que desabou fica localizada no interior do município. A estrutura, no entanto, não aguentou quando o veículo tentou fazer a travessia. Apesar dos estragos, o motorista não ficou ferido durante o acidente.

Causas do acidente na ponte que desabou

Em contato com a reportagem do ND Mais neste domingo (28), Airton Ramos apontou que uma das causas (do acidente) pode ter sido o excesso de peso.

“Isso que é bastante preocupante em estradas do interior, pois não há como fiscalizar para saber se o transporte está sendo adequado, se o caminhão que transportava era adequado para esse tipo de atividade”, disse.

na imagem aparece o caminhão que caiu na ponte que desabou em São Bento do Sul na última quarta

Ponte desaba e caminhão vai parar dentro de rio em São Bento do Sul – Foto: Internet/Reprodução/ND

Segundo Ramos, ainda não há um laudo oficial da Defesa Civil, porém foi vistoriada. “Uma ponte dessa dura anos e anos. Tem quase 50 pontes aqui no município e todas elas são vistoriadas constantemente, então problema estrutural dela não é o caso”.

na foto aparece a estrutura da ponte que desabou na última quarta e que foi reformada em abril deste ano

Reconstrução da ponte que desabou teve três dias de trabalho intenso e vistorias da Defesa Civil – Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/Reprodução/ND

Trabalho e reconstrução da ponte que desabou em tempo recorde

De acordo com o diretor de comunicação do município, a reconstrução da ponte que desabou ocorreu em três dias de trabalho intenso e teve o acompanhamento da Defesa Civil.

“A reconstrução aconteceu em três dias. Quinta, sexta e sábado, então foi um trabalho bem intenso e eficiente da equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A Defesa Civil também acompanhou os trabalhos”, disse.

na imagem aparece a ponte que desabou com um caminhão cheio de toras de madeira na última quarta

Ponte na Estrada dos Bugres foi reformada em abril deste ano, segundo a prefeitura municipal de em São Bento do Sul – Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/Reprodução/ND

Segundo Airton Ramos, o trânsito não estava sendo possível na região, porém “nenhuma região ficou isolada e nenhuma propriedade ficou sem conexão com o resto da estrada. Havia outras vias”.


Ponte que desabou passa por testes em São Bento do Sul – Vídeo: Reprodução/prefeitura São Bento do Sul

Trânsito liberado na ponte

Ele confirmou ainda que o trânsito já está liberado no local e que foram feitos todos os testes com a ponte.

“Sim, já está liberado (o trânsito) na ponte. Essa máquina tem 14 toneladas e foram feitos todos os testes com ela, então está tudo certo, tudo seguro”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.