UFJF oferece 1.500 vagas em cursos gratuitos de capacitação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de pós-graduação em Aperfeiçoamento na Área de Educação Inclusiva.

As aulas são na modalidade de ensino a distância (EaD), com duração de seis meses. Interessados devem manifestar interesse na vaga por meio de formulário eletrônico e realizar inscrição pelo SigaX até 29 de julho.

UFJF oferece cursos gratuito de capacitação

Créditos: Ivan Bretas/Divulgação/UFJF

Os cursos oferecidos são “Gestão da Educação Inclusiva na Era do Acesso Digital”, voltado para gestores educacionais da rede pública, “Acessibilidade na Atividade Física Escolar”, direcionado para profissionais de Educação Física e áreas afins; e “Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva”, voltado para professores em sala de aula.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

Não há exigência de que o aluno pertença exclusivamente à área específica do curso. Cada especialização oferece 500 vagas.

O objetivo das disciplinas é capacitar professores a estimular e intensificar a participação de pessoas com deficiência nas aulas, promovendo o reconhecimento e a viabilização da cidadania.

Além disso, os cursos proporcionam aprofundamento em conhecimentos teóricos e práticos relacionados às atividades para pessoas com deficiência e visam formar recursos humanos para o desenvolvimento de programas e atividades inclusivas.

A previsão é de que a divulgação do resultado parcial dos candidatos aconteça no site do Ngime, no dia 30 de julho, a partir das 18h. Caso haja recurso, o candidato deverá encaminhá-lo exclusivamente no dia 31 de julho, das 8h às 17h, para o e-mail da coordenação do curso ([email protected]), identificando o edital.

O resultado final será publicado no mesmo site, no dia 1º de agosto, a partir das 18h, em uma lista com os nomes dos candidatos matriculados e classificados, em ordem alfabética. As aulas têm início em 5 de agosto. 

Os editais dos três cursos podem ser conferidos no site do núcleo. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.