Dobradinha no Judô: brasileiros conquistam prata e bronze nas Olimpíadas de Paris

O Brasil conquistou as primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (28). Os judocas Willian Lima e Larissa Pimenta conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente, em uma sequência de lutas difíceis e surpreendentes.

Judoca Willian Lima conquista medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024

Judoca Willian Lima conquista medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024 – Foto: Wander Roberto/ COB/ Reprodução/ ND

Willian Lima conquista primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas

O judoca paulista, de apenas 24 anos, conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil nos jogos de 2024. Desde Sydney 2000 que o país não chegava a uma final no esporte.

Na primeira rodada da categoria até 66 quilos, Willian venceu Sardor Nurillaev com um waza-ari, faltando apenas seis segundos para o fim. Na rodada seguinte, passou por Serdar Rahimov, do Turcomenistão, depois que o rival sofreu três punições.

Nas quartas de final, conseguiu superar o mongol Baskhuu Yondonperenlei e garantiu a vaga para a final após vencer o cazaque Gusman Kyrgyzbayev com um ippon. Na finalíssima, perdeu para Hifumi Abe, atual campeão olímpico.

Larissa Pimenta é bronze na categoria até 52 quilos

A judoca de São Vicente foi para a repescagem após derrota nas quartas de final para a francesa Amandine Buchard. A medalha de bronze foi decidida contra a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial. A luta foi dura do início ao fim, sendo decidida apenas no golden score.

Larissa recebeu chegou a receber uma punição por falta de combatividade, então foi para o ataque e forçou a primeira punição da adversária. A disputa continuou acirrada e Giuffrida acabou sendo punida outras duas vezes, dando a medalha de bronze para a brasileira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.