Com média de 1 denúncia por dia, Campinas tem alta de 17,2% nos registros de estupros em 2024


Polícia Civil contabilizou 163 boletins de ocorrência do crime nos primeiros cinco meses do ano, 33 deles em maio. Crianças e adolescentes são as maiores vítimas. Vítima de estupro
Reprodução/ EPTV
A Polícia Civil de Campinas (SP) registrou aumento de 17,2% nas ocorrências de estupro em 2024. Dados da estatística criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP), atualizados nesta terça-feira (25), mostram que a metrópole registrou 163 ocorrências de janeiro a maio, contra 139 do mesmo período do ano passado.
Os números representam média de 1 denúncia por dia. Considerando apenas os dados de maio, foram 33 ocorrências de estupro, contra 29 do mesmo mês do ano anterior – alta de 13,7%.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A maior parcela das ocorrências envolve crianças e adolescentes. Foram 117 casos de estupro de vulnerável nos primeiros cinco meses de 2024. No ano anterior, foram 100 no mesmo período.

Em janeiro a cidade havia registrado o maior número de casos para o mês na história, com 41 notificações.
Acolhimento, proteção e denúncia: conheça rede de apoio a mulheres vítimas de violência em Campinas
A advogada Thaís Cremasco, cofundadora do movimento Mulheres pela Justiça, explica que o estupro ainda é um crime muito subnotificado, mas que a denúncia é necessária para chamar a atenção do problema e encorajar outras vítimas a denunciar o crime.
O que diz a SSP?
O g1 procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para comentar os dados relacionados a estupro. A reportagem será atualizada assim que a pasta se manifestar.
Sede do Deinter-2, em Campinas
João Gabriel Alvarenga/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.