Terra receberá uma ‘mini lua’ temporária nos próximos dias, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, identificaram que a Terra será presenteada com uma “mini lua”. O fenômeno, descoberto em agosto, envolve um pequeno asteroide que ficou temporariamente preso à gravidade terrestre.

Imagem da Terra na frente do sol e por trás da mini lua

Uma mini lua orbitará a Terra temporariamente – Foto: Canva/Divulgação/ND

Esse tipo de evento ocorre quando um objeto, em seu trajeto pelo Sistema Solar, é capturado pela força gravitacional do nosso planeta, orbitando a Terra por um período limitado antes de seguir sua jornada no espaço.

Objeto foi descoberto por meio do ATLAS – Foto: Canva/Divulgação/ND

Vale ressaltar que o asteroide, nomeado como 2024 PT 5, fará uma órbita ao redor da Terra a partir da terceira semana de setembro, deste ano.

O fenômeno foi descoberto por meio do ATLAS (Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, em tradução ao português), programa que monitora objetos próximos à Terra com potencial de colisão.

Além disso, é importante lembrar que a mini lua não apresenta risco ao planeta, devido ao tempo que ficará preso à gravidade terrestre.

Mini lua ficará preso à gravidade da Terra por um breve período

Os pesquisadores salientaram que o asteroide ficará preso à gravidade da Terra por um breve período, completando uma órbita em 53 dias.

Sendo assim, a captura da mini lua começará no final de setembro e deverá terminar em meados de novembro, quando o asteroide retomará sua trajetória no Sistema Solar.

Além disso, eles também especificaram o tamanho do objeto, que mede cerca de 10 metros de diâmetro — mesmo tamanho que um ônibus escolar padrão.

Imagem da Terra

Os pesquisadores salientaram que o asteroide ficará preso à gravidade da Terra por um breve período – Foto: Nasa/Divulgação/ND

Origem da mini lua

O estudo aponta que o 2024 PT 5 provavelmente se originou no cinturão de asteroides de Arjuna, uma região composta por pequenos asteroides que orbitam o Sol.

Os pesquisadores explicaram que, apesar de ser uma ocorrência rara, a Terra pode capturar temporariamente objetos como este com certa frequência.

Outra mini lua orbitou a Terra

Lua de longe da Terra

Eventos como o do 2024 PT 5 não são inéditos – Foto: Canva/Divulgação/ND

Eventos como o do 2024 PT 5 não são inéditos. Em 2006, outro pequeno asteroide orbitou a Terra por quase um ano, destacando que esses corpos celestes podem entrar em trajetórias parciais ou completas ao redor do nosso planeta.

A descoberta foi detalhada em um artigo publicado no Research Notes of the AAS, onde os pesquisadores explicam como esses asteroides podem ser capturados temporariamente pela Terra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.