Asgard impressiona com Thor, primeira memória CUDIMM DDR5 a 9600MT/s

A Asgard saiu na frente com seu novo kit de memórias Thor, os primeiros módulos CUDIMM DDR5. Aproveitando a tecnologia recente, os componentes são capazes de alcançar a impressionante velocidade de 9600MT/s, segundo a fabricante.

O padrão CUDIMM tem o mesmo formato físico dos módulos DIMM, mas adiciona um “Clocked Unbuffered” na sigla. O nome indica a presença de um CKD (Clock Driver) na memória que melhora a estabilidade em frequências mais altas. É por isso que a Asgard agora consegue oferecer um módulo a 9600MT/s.

Módulos Thor em preto.
Fonte: Asgard

As memórias Thor se sobressaem em relação aos padrões mais altos atualmente disponíveis em DDR5, que ficam em torno de 9200MT/s. Dessa forma, esses componentes chegam preparados para o lançamento de placas-mãe de alta performance futuras, em especial Intel no caso da Asgard – já que seus módulos usam perfil XMP. O chipset Z890 provavelmente será necessário para extrair o melhor desses modelos e até futuros, uma vez que a fabricante já prometeu romper a barreira dos 10.000MT/s em breve.

Os módulos CUDIMM DDR5 da Asgard contam com timings em CL44. Segundo o WCCFTech, é o equivalente a uma memória DDR5 rodando a 6400MT/s com timings em CL30, mas com banda mais ampla.

Capturas do CPU-Z acompanhando desempenho das memórias.
Fonte: Weixin

As imagens acima não são da divulgação oficial, mas supostamente mostram os módulos Thor no CPU-Z. Elas foram compartilhadas por um “vazador” conhecido, o @9550pro.

Asgard opta por visual discreto

Enquanto os novos produtos chamam a atenção pela performance, no visual eles são um tanto discretos. Os módulos contam com um heatsink que parece uma placa de metal quase toda lisa, com o nome Thor escrito. São duas opções de cores, em preto e prateado, que a fabricante chama de Polar Night Black e Lightining Silver, respectivamente.

Asgard oferece duas opções de cores em novas memórias.
Fonte: Asgard

O design pode decepcionar os fãs de ARGB customizável, mas para esses usuários a XPG tem uma opção interessante. Que tal módulos com um heatsink que é, basicamente, 60% feito de luzes coloridas?

Mais sobre memórias:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.