Lexar anuncia primeiro cartão SD 8.0 do mundo, mas não há dispositivos compatíveis

A Lexar anunciou o primeiro cartão SD 8.0 do mundo, prometendo velocidades de até 1.700MB/s em leitura e até 1.000MB/s em gravação. São números impressionantes, mas seriam melhores ainda se existisse atualmente algum dispositivo capaz de aproveitar todo esse desempenho.

O desenvolvimento no mundo da tecnologia é tão acelerado que as empresas sempre estão correndo para sair na frente. Porém, às vezes é possível correr até demais, e parece que foi isso que aconteceu com a Lexar. Cartões SD normalmente são usados em câmeras, dispositivos móveis e outros portáteis, e não há nenhum aparelho do tipo com suporte a SD 8.0 na atualidade.

Prédio da Lexar.
Fonte: Lexar

Ou seja, a velocidade do novo cartão da Lexar é surpreendente, mas simplesmente não pode ser aproveitada. O produto é compatível com UHS-I, então ainda pode funcionar, mas terá sua velocidade limitada a esse tipo de conexão: cerca de 30MB/s.

O padrão SD 8.0 usa PCIe 4.0 para funcionar, por isso atinge velocidades bem acima de outros modelos do tipo. É algo similar ao que cartões CFexpress 4.0 já fazem, mas, diferente do novo cartão da Lexar, produtos profissionais com slots para CFexpress já são mais difundidos.

Cartão CFexpress.
Fonte: Lexar

Aposta da Lexar levanta dúvidas

É difícil de imaginar o plano da fabricante com um lançamento tão antecipado para o cartão SD 8.0. Não é incomum que empresas apresentem dispositivos conceituais com novas tecnologias próximas, mas neste caso trata-se de um produto finalizado para o cliente final.

De todo modo, o cartão não está à venda ainda. Pode ser que essa foi uma maneira curiosa de “avisar que tem” apenas. O problema é que não se sabe quando fabricantes de câmeras vão incorporar suporte ao SD 8.0.

Notícias relacionadas:

Enquanto cartões cada vez mais rápidos são necessários para gravar arquivos de câmeras cada vez melhores em tempo real – 8K em RAW, por exemplo, o padrão CFexpress parece já suprir as necessidades atuais.

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.