Placas da Gigabyte recebem suporte a Ryzen 9000 com AGESA 1.2.0.0A

A Gigabyte confirmou suporte total aos novos processadores da série Ryzen 9000 em suas placas-mãe AM5 da série 600. A informação vem com um novo update de BIOS, para sua versão beta AGESA 1.2.0.0A, compatível com os recursos das CPUs baseadas em Zen 5.

O socket AM5 é fisicamente compatível com a nova linha de processadores Ryzen. Desse modo, muitas placas-mãe com esse socket vão suportar os produtos em algum nível, e a própria Gigabyte já tinha disponibilizado uma versão do BIOS com “compatibilidade para ligar” o PC com Ryzen 9000.

A versão 1.2.0.0A do AGESA, no entanto, “permite aos usuários aproveitar o potencial completo desses processadores de nova geração”, segundo a Gigabyte. Isso significa suporte aos seguintes recursos:

  • Curve Shaper (novo recurso de undervolt)
  • Overclocking de memória em uso (sem precisar reiniciar)
  • Perfis de performance de memória otimizados

Conforme mencionado, essa uma versão em fase beta do BIOS, disponível para os early adopters que vão correr para pegar um Ryzen 9000 logo em seu lançamento. Segundo o VideoCardz, o primeiro lançamento fora do beta para o AGESA será a versão 1.2.0.1, ainda não disponível em placa alguma.

A Gigabyte se une a outras fabricantes oferecendo suporte aos novos processadores antes do lançamento, como MSI e ASUS.

Fonte: Gigabyte

Apenas série 600 suporta Ryzen 9000 na estreia

Curiosamente, apenas modelos de placas da série 600 vão suportar a nova linha de CPUs Ryzen em seu lançamento. No caso da Gigabyte, a fabricante ressalta que o update de BIOS pode ser feito em placas X670, B650 e A620.

Enquanto isso, a série 800 placas deve chegar depois da estreia dos Ryzen 9000 – mesmo depois do leve adiamento que os processadores tiveram. Os componentes foram mandados para meados de agosto, mas rumores apontam que as novas mobos só vão aparecer em setembro.

Entretanto, é interessante ficar atento às futuras mobos para Ryzen 9000, já que elas devem oferecer alguns recursos exclusivos, segundo informações ainda não oficiais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.