União Europeia acusa EA, Epic Games e outras de enganar jogadores com microtransações

A União Europeia está acusando diversas empresas de enganar os jogadores com a presença de microtransações e moedas premium em suas experiências mobile, mirando em grandes produtoras como a EA, Epic Games, Roblox, Microsoft, Activision Blizzard, Mojang Studios, Supercell e a Ubisoft.

A acusação foi registrada pela Organização do Consumidor Europeu (BEUC) com apoio da Comissão Europeia e da Rede Europeia das Autoridades pelo Consumidor. Em resumo geral, a acusação é voltada às táticas de marketing que podem enganar o público a gastar em compras in-game/in-app no ambiente mobile.

EA Sports FC 25 veja a lista dos 25 melhores jogadores do game
Reprodução/EA

O documento de 36 páginas da União Europeia traz várias alegações contra EA, Epic Games e todas as outras: apontando “práticas comerciais danosas” que podem ser vistas através das loot boxes, design enganoso, moedas premium in-game e marketing agressivo para enganar jogadores – especialmente crianças – a comprar no aplicativo.

O diretor geral do BEUC, Agustin Reyna, revelou que o trabalho da União Europeia é analisar estes casos e proteger o consumidor das práticas que consideram predatórias.

Os membros do BEUC identificaram inúmeros casos onde os jogadores são direcionados a gastar seu dinheiro. As reguladoras precisam agir, deixando claro que mesmo o mundo gaming sendo virtual, ainda precisa seguir as regras do mundo real. Hoje, moedas premium in-game está enganando consumidores de forma proposital e atingindo de forma ampla as crianças. As empresas estão bem cientes da vulnerabilidade dos menores de idade e usam truques para levar consumidores jovens a gastarem mais

Agustin Reyna

Veja também:

Divulgação/Roblox

Uma resposta à União Europeia

Ao TechCrunch, a organização Video Games Europe – que representa diversos estúdios e produtoras da indústria gaming no continente – fez um pronunciamento contra-atacando a ação da União Europeia e afirma que ninguém é enganado.

A compra de moedas in-game são uma prática já estabelecida e compreendida pelos jogadores. Nossos membros sempre respeitaram as leis dos consumidores na Europa e em como podem oferecer compras. A Video Games Europe e seus membros apoiam e promovem princípios justos e transparentes para compras de conteúdo in-game, incluindo moedas digitais

Fonte: Gamespot

Adicionar aos favoritos o Link permanente.