Não é só o celular: veja 10 alimentos que sabotam o seu sono

Como você já viu no Giz Brasil, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, como a insônia. Mas, além das dicas básicas da higiene do sono — como evitar telas antes da hora de dormir (principalmente, o celular) –, outros fatores, como a alimentação, também influenciam no descanso noturno.

Comer alimentos como folhas verdes, iogurte ou frutas, por exemplo, à noite, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Enquanto isso, outras comidas e bebidas podem tornar mais difícil o adormecer mais difícil. Elas estão relacionados a cafeína, gordura e açúcar. Por isso, veja abaixo 10 alimentos a evitar antes de dormir:

1. Chocolate

De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 100 gramas de chocolate amargo contêm 43 miligramas de cafeína. Para se ter uma ideia, uma xícara média de café tem cerca de 95 miligramas. Além disso, também é rico em açúcar e aumenta seus níveis no sangue antes de dormir, afetando o seu sono.

2. Pimenta

Alimentos picantes em geral podem piorar a azia e os problemas digestivos, dificultando o adormecer. Por isso, não são recomendados à noite. Aliás, saiba por que a Dinamarca proibiu a venda de macarrão instantâneo sul-coreano.

3. Pão branco

Evite sanduíches com pão branco à noite. Com alto índice glicêmico, ele aumenta seus níveis de açúcar no sangue imediatamente antes de dormir, assim como o chocolate — ou qualquer alimento com carboidratos refinados.

4. Sorvete

Uma porção de 100 gramas de sorvete de baunilha tem 21,2 gramas de açúcar — o suficiente para aumentar os níveis no sangue. Além disso, tem ainda 11 gramas de gordura, que demora a ser digerida e pode mudar os padrões de sono e te manter acordado por mais tempo.

5. Álcool

Mudanças no nível de álcool no sangue ao longo da noite também podem levar a distúrbios do sono. Segundo informações do CNET, o uso em excesso de álcool está fortemente ligado à insônia. Veja o que diz a ciência.

6. Rosquinhas

Assim como o chocolate e o sorvete, os donuts têm alto teor de açúcar. Eles também costumam ser feitos com carboidratos processados, causando os mesmos problemas que o pão branco.

7. Fast Food

Com alta contagem de gordura, a ingestão de fast food pode desacelerar o sistema digestivo já lento à noite, causando desconforto. Eles também são muito processados e podem levar à insônia.

8. Frango frito

Um pedaço de asa de frango frito contém mais de 20 gramas de gordura por 100 gramas. Dessa forma, além de ser de difícil digestão à noite, por ser rico em gordura, pode piorar os sintomas do refluxo ácido, dificultando o sono.

9. Doce

Não só o chocolate é o vilão do sono, mas também os doces em geral. Isso porque as altas quantidades de açúcar levam a um pico de açúcar no sangue e atrapalham o relaxamento. Ademais, gorduras saturadas e trans também são comuns nesses alimentos.

10. Bacon

Uma porção de 100 gramas de bacon tem o alto teor de 37 gramas de gordura. Sendo assim, o efeito é o mesmo do frango: um pesadelo para que tem tendência a refluxo ácido.

The post Não é só o celular: veja 10 alimentos que sabotam o seu sono appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.