Grandes apresentações marcam a última noite do 41º Festival de Dança de Joinville

Após 13 dias de uma programação intensa, o 41º Festival de Dança de Joinville chega ao fim, neste sábado (27), às 19h, com a segunda Noite dos Campeões. Os vencedores da categoria Sênior voltam ao palco do Centreventos Cau Hansen com coreografias que encantaram os jurados e a plateia durante as nove noites de Mostra Competitiva.

41º Festival de Dança de Joinville

Despedida do 41º Festival de Dança de Joinville acontece na noite deste sábado (27) – Foto: Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

Última noite do 41º Festival de Dança de Joinville

Na despedida desta edição do Festival de Dança de Joinville, apresentam-se todos os solos, duos e conjuntos da categoria Sênior que conquistaram o 1º lugar em oito gêneros: Jazz, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Sapateado, Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Danças Populares Brasileiras e Danças Populares Internacionais.

Além disso, também voltam ao palco o Melhor Bailarino, a Melhor Bailarina, o Melhor Coreógrafo, o Melhor Grupo, a Melhor Apresentação e os campeões do Prêmio Especial e do Prêmio Daniel Camargo. Todos os vencedores receberam troféus na Noite dos Campeões Júnior, que aconteceu nesta sexta-feira (26).

As apresentações da Noite dos Campeões podem ser assistidas pelo YouTube.

Bailarinos do Festival Meia Ponta também voltaram ao palco

Durante a tarde, voltaram ao palco, no Teatro Juarez Machado, os pequenos bailarinos campeões do Festival Meia Ponta. Além da reapresentação dos primeiros colocados nos solos, duos e conjuntos, a ocasião marcou a premiação do Melhor Bailarino, da Melhor Bailarina, do Melhor Grupo e da Melhor Apresentação.

Mais cedo, a programação também incluiu a Mostra Dança para Todos, com apresentações no Palco da Sapatilha. Houve, ainda, Oficina de Dança Inclusiva no Centreventos e Oficina com Fernanda Bianchini, da Cia Ballet de Cegos, no Saltare Centro de Danças.

Luciana Sagioro e João Pedro dos Santos Silva se apresentaram juntos

Na última sexta-feira, a Noite dos Campeões Júnior iniciou com a apresentação dos bailarinos Luciana Sagioro e João Pedro dos Santos Silva, premiados pelo Festival de Dança de Joinville.

41º Festival de Dança de Joinville

Noite dos Campeões Júnior aconteceu na sexta-feira (26) – Foto: Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

Os dois apresentaram o Grand Pas de Deux de Don Quixote, ensaiado por Marcelo Misailidis, bailarino e consultor do Festival. Com 18 anos, a jovem, que foi eleita Melhor Bailarina do Festival em 2022, é uma das estrelas do Ballet da Ópera de Paris, uma das mais importantes companhias de dança do mundo.

Já João Pedro, de 15 anos, foi o vencedor do Prêmio Daniel Camargo em 2023 e inicia os estudos na Escola do Ballet da Ópera de Paris neste ano. Nesta edição do Festival, ele também conquistou o primeiro lugar na categoria Balé Neoclássico Solo Júnior pela Cia Jovem Basileu França, de Goiás.

Campeões do Festival Meia Ponta e do Festival da Sapatilha

O Festival de Dança de Joinville também conheceu, na sexta-feira, os grandes vencedores de outras duas competições, além da Mostra Competitiva principal: o Festival Meia Ponta e o Festival da Sapatilha.

41º Festival de Dança de Joinville

Os vencedores do Festival Meia Ponta e do Festival da Sapatilha foram apresentados também na sexta-feira – Foto: Nilson Bastian/Festival de Dança de Joinville

No Meia Ponta, que reúne crianças de 10 a 12 anos, Lapidari Companhia de Dança, de São Paulo, foi eleito o Melhor Grupo. O prêmio de Melhor Bailarina foi para Alice da Silveira, da Cia de Dança Meia Ponta do Rio de Janeiro, e de Melhor Bailarino foi para Rafael Lago, do Grupo Distrito 13, de São Paulo. Já a premiação especial de Melhor Apresentação ficou com Les Millions de Harlequin, do Balé Infantil do Estado de Goiás.

Somente no Festival Meia Ponta, que aconteceu de 23 a 26 de julho, foram apresentadas mais de 60 coreografias para a plateia do Teatro Juarez Machado, que teve casa cheia todos os dias.

Já no Festival da Sapatilha, uma competição que acontece no palco da Feira da Sapatilha, o primeiro lugar ficou com a Escola Livre de Dança (Secult), de Santos, São Paulo, com três primeiros lugares em diferentes gêneros de dança.

Outra competição que foi mais uma vez um sucesso no Festival de Dança de Joinville foi o Festival 40+, que contempla as categorias 40+ e 60+, de variados gêneros. E o Ballet Quartier Latin, de São Paulo, ficou com a premiação de melhor apresentação. A competição aconteceu de 17 a 19 de julho, também no Teatro Juarez Machado, no complexo do Centreventos Cau Hansen.

Todos os resultados do 41º Festival de Dança de Joinville podem sem conferidos aqui.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.