PREVISÃO DO TEMPO: RS tem alerta do Inmet para risco de temporais; saiba o que esperar

Após mais um dia marcado por céu cinza, sol alaranjado e calor intenso, o Rio Grande do Sul terá uma virada no tempo ainda nesta quarta-feira (11). Com o avanço da instabilidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de temporais no território gaúcho. 

Tempestade com raios na madrugada desta quarta-feira (19) | abc+



Tempestade com raios na madrugada desta quarta-feira (19)

Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

O comunicado é classificado pela cor amarela, que indica que o grau de severidade é de perigo potencial. O aviso é válido até as 10 horas desta quinta-feira (12) e abrange a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, sudeste, centro ocidental, centro oriental e noroeste gaúcho. 

Leia mais: CHUVA PRETA: Fenômeno é registrado no Rio Grande do Sul por causa das queimadas

Conforme o prognóstico do Inmet, a tempesade pode ser acompanhada de chuva de até 30 mm/h, ventos com rajadas que podem chegar a 60 km/h e queda de granizo. O comunicado ainda diz que é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos. 

Alerta de risco hidrológico

A partir da madrugada desta quinta, o avanço de uma frente fria provoca temporais no RS. Segundo a Defesa Civil gaúcha, osacumulados variam entre 40 e 90 mm/dia nas regiões da Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral Médio, Centro, e parte do Noroeste. Nas demais áreas, ficam abaixo dos 20 mm/dia. Além disso, há ocorrência de rajadas de vento em torno de 40 a 65 km/h em praticamente todo o Estado.

Veja também: RS-239: O que deve ser feito pela EGR após trecho da região registrar 15 mortes?

Diante deste cenário, o órgão estadual emitiu alerta de risco de alagamentos por conta do acumulado de chuva previsto entre a quinta e a sexta-feira (13). As bacias em alerta na metade norte são: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí. 

Já na região sul, as áraes de risco hidrológivo são nas bacias Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.