
Lionel Elika Fatupaito, técnico de boxe de Samoa, morreu neste sábado (27), aos 60 anos, após sofrer uma parada cardíaca na Vila Olímpica de Paris 2024. A informação foi confirmada pelo Ministério Público da comuna de Bobigny, próximo à capital da França.

Lionel Elika Fatupait, de 60 anos, morreu neste sábado (27) na Vila Olímpica de Paris 2024 – Foto: IBA/Divulgação/ND
Técnico de boxe morre em Vila Olímpica de Paris 2024
Segundo informações da AFP (Agence France-Presse), Fatupait estava no quarto com um dos atletas quando teve uma parada cardíaca por volta de 10h20 (horário local, 5h20 de Brasília).
O técnico de boxe chegou a ser atendido pelo serviço de emergência, mas não resistiu e morreu no local. O óbito, conforme o Ministério Público, foi registrado como morte “por causas naturais”.
A Polícia Judiciária do departamento de Seine-Saint-Denis, região de Paris, investiga o caso. A IBA (International Boxing Association) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do técnico de boxe, leia:
“Nós da International Boxing Association (IBA) estendemos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de Lionel Elika Fatupaito, o treinador nacional de boxe de Samoa, que faleceu tragicamente durante o Paris 2024.
A dedicação e a paixão de Lionel pelo esporte deixaram uma marca indelével na comunidade do boxe. Seu legado continuará a inspirar as gerações futuras. Nossos pensamentos e orações estão com a Equipe Samoa e todos aqueles afetados por esta perda profunda”, diz o texto.
Abertura das Olimpíadas

Torre Eiffel em destaque na cerimônia de abertura – Foto: @jogosolimpicos/COI/Divulgação/ND
Mesmo sob forte chuva, a Cidade Luz abriu as Olimpíadas 2024 na sexta-feira (26). Por seis quilômetros ao longo do Rio Sena, as 205 delegações navegaram da Ponte de Austerlitz ao Trocadéro, aos pés da Torre Eiffel.
Diferente de outras edições, a parada das nações não foi exibida de forma contínua. A alternância com espetáculos artísticos apresentou elementos da cultura francesa popularizados mundo afora, como a culinária, o balé, Can-Can e o Moulin Rouge. Além disso, também participaram nomes pops como Lady Gaga, Aya Nakamura e Céline Dion.
*Com informações da AFP.