Ministro pede exoneração de funcionário após post racista sobre brasileiros na Olimpíada

Na noite de sexta-feira (26), o ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou que pediu a exoneração imediata do responsável por um post racista feito no perfil oficial do Ministério do Esporte na rede social X (ex-Twitter).

Post racista gera discussões

A publicação foi rapidamente apagada – Foto: Reprodução/ND

Post racista polemico gera discussões nas redes sociais

A publicação da imagem de um macaco com chapéu em um barquinho, acompanhada da legenda “Todo mundo aguardando o nosso barco”, ocorreu na véspera da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris-2024.

Após o público apontar a conotação racista, a postagem foi rapidamente apagada, e o Ministério do Esporte publicou uma nota se desculpando pelo erro.

Confira a nota:

“O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva.”

O ministro Fufuca garantiu que além da exoneração do responsável pelo post racista, será instaurado um processo administrativo para apurar as responsabilidades.

Fufuca, ministro do esporte

Fufuca se pronuncia nas redes sociais sobre post racista – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Ao tomar conhecimento do post publicado, determinei imediata exoneração do autor do post e solicitei abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades e responsáveis”, diz ministro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.