PS5 Pro: nova arquitetura gráfica da AMD lidará com ray tracing

Com a promessa de 4K a 60 FPS e maior uso de ray tracing, a Sony e AMD trabalharam em melhorias significativas no hardware do PS5 Pro. O chefe de hardware do PlayStation, Mark Cerny, disse ao CNET que a próxima arquitetura gráfica da AMD será a responsável pelo processamento de ray tracing.

Efeitos usando essa tecnologia já são vistos em jogos no PS5 e também no Xbox Series X, mas agora com o PlayStation 5 Pro, a Sony garante que esse fator irá além e um exemplo é o próprio Gran Turismo 7 rodando em 4K com ray tracing.

O PS5 Pro usa os novos sets de recursos avançados [ray tracing] que a AMD criou como o próximo passo em seu roadmap de arquitetura.

Mark Cerny, PlayStation

AMD Radeon
Foto: Divulgação/AMD

No anúncio oficial, a Sony não menciona qual a arquitetura gráfica da AMD o novo console usará. O último rumor que saiu antes da revelação, dizia que o hardware usa uma mescla de RDNA 3 e RDNA 4, este último seria para o processamento de ray tracing.

Segundo o leaker Kepler, em jogos usando técnicas de rasterização, o PS5 Pro entregaria desempenho similar a Radeon RX 7700 XT. Porém quando assunto é ray tracing, o hardware do console teria vantagem sobre a placa de vídeo intermediária.

Jogos para o PS5 Pro e ports para PC

Ao CNET, Mark Cerny disse que ainda não existe placas de vídeo da AMD com essa nova arquitetura gráfica, e que ela só existe, graças a “motivação” que a Sony deu:

“Mas se você der uma olhada, ainda não há outras GPUs AMD que usam a arquitetura. Motivamos o desenvolvimento e estou muito feliz por termos feito isso: a resposta dos desenvolvedores tem sido extraordinariamente boa”.

O desenvolvimento de jogos para o PS5 Pro, que agora se beneficiarão de maior qualidade gráfica, incluindo a implementação maior do ray tracing, é algo que ajuda nos ports para o PC, já que esses jogos rodam em configurações high-end muito superiores ao hardware do console.

Isso está nos ajudando especificamente com o PS5 Pro porque os jogos estão em PCs de última geração, então eles podem ver o que fizeram para os PCs de vários milhares de dólares e escolher o que querem levar para o PS5 Pro“, disse Cerny.

O PS5 Pro chega em novembro já com os principais jogos first-party dessa geração, além de outros third-party, atualizados para rodar no novo hardware, com direito a resoluções e taxas de quadros mais altas, além do ray tracing.

Fonte: CNET

Adicionar aos favoritos o Link permanente.