Fios de cabelo crescem na garganta de homem; condição pode ter relação com cigarro

Um homem, de 52 anos, surpreendeu médicos após ser diagnosticado com uma condição rara caracterizada pelo crescimento de fios de cabelo na garganta. Médicos apontam possível relação com o consumo de cigarro.

Imagem mostra raio-x indicando ponto na garganta onde foram achados fios de cabelo em paciente

Paciente fumou durante décadas e desenvolveu tosse crônica, além de rouquidão – Foto: American Journal/via The Sun/Reprodução/ND

Fios de cabelo na garganta: cigarro pode ter relação com condição rara, dizem médicos

De acordo com o jornal britânico The Sun, o paciente não-identificado começou a fumar em 1990, aos 20 anos. Ele já tinha reclamado de tosse com fios de cabelo.

Depois do relato do paciente, os médicos começaram a investigar as vias respiratórias com ajuda de uma câmera e identificaram diversos fios de cabelo em tonalidade escura na garganta do homem.

Depois de remover os itens, o paciente teve um alívio momentâneo e também tomou antibióticos já que os fios estavam repletos de bactérias.

Raio-x de paciente que tinha cabelos dentro da garganta

Seta mostra locais em que os cabelos foram achados na garganta de paciente – Foto: American Journal/via The Sun/Reprodução/ND

Cabelos voltaram a crescer

Nos 14 anos seguintes, segundo o jornal britânico, o paciente continuou a sofrer com o surgimento dos fios de cabelo na garganta. Logo os médicos diagnosticaram uma condição rara conhecida como crescimento de pelos na garganta.

Não há um consenso, mas os médicos acreditam que o surgimento dos fios tenha relação com o consumo de cigarro ao longo dos anos.

De acordo com um artigo publicado por cientistas no American Journal of Case Report esse não foi o primeiro caso da condição rara.

“Nossa hipótese é que o início do crescimento do cabelo foi desencadeado pelo hábito de fumar do paciente”, afirmaram.

Mulher com cigarro na boca acendendo o item

Cigarro pode ter relação com surgimento de cabelos na garganta, especulam médicos – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Os pesquisadores austríacos explicaram no texto que o fumo pode ocasionar uma inflamação na garganta, transformando células em folículos capilares.

“[Isso] pode ter induzido e estimulado o crescimento de pelos endotraqueais. [Mas], é claro, esta suposição não pode ser provada devido à raridade dos casos”, completam.

Tratamento

O tratamento para corrigir o quadro dos fios de cabelo na garganta só iniciou em 2020, quando o paciente largou o hábito de fumar.

Os especialistas fizeram então a queima da raiz dos fios através de uma coagulação endoscópica. Um ano depois, outros dois fios nasceram e os médicos adotaram uma nova abordagem, acabando de vez com o quadro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.