Lula diz que vai criar a Autoridade Climática para combater mudanças no clima e eventos extremos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) a criação de uma Autoridade Climática para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas e aos eventos extremos que têm afetado o Brasil.
Segundo Lula, a medida faz parte de um esforço para ampliar e acelerar as políticas públicas voltadas ao combate aos riscos climáticos.
“O nosso objetivo é estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas a partir do Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. Nosso foco precisa ser a adaptação e preparação para o enfrentamento a esses fenômenos. Para isso, vamos estabelecer uma autoridade climática e um comitê técnico-científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal”, afirmou o presidente durante evento em Manaus.
A nova autoridade terá como missão coordenar e implementar estratégias de adaptação e mitigação de impactos climáticos, além de promover o alinhamento entre as diferentes esferas do governo.
Autoridade foi promessa de campanha
A criação da Autoridade Climática foi promessa de campanha do presidente na eleição de 2022, mas não chegou a sair do papel.
Um dos entraves, no início do governo, foi sobre o comando desse órgão e se ele estaria sob o comando do Ministério do Meio Ambiente, da ministra Marina Silva.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.