Convenção do PSDB e Cidadania em São Paulo para oficializar a candidatura de Datena tem confusão


Jornalista e apresentador de 67 anos foi confirmado em convenção partidária neste sábado (27) na capital paulista. Ele terá Zé Anibal como vice na chapa. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) confirmou na manhã deste sábado (27) José Luiz Datena como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de outubro. Ele terá como vice Zé Anibal, do mesmo partido, que decidiu se coligar com o partido Cidadania.
A confirmação ocorreu durante convenção partidária na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Jornalista e apresentador de programas policiais na TV, o último deles na Band, Datena tem 67 anos. Ele está afastado da apresentação desde que se lançou pré-candidato.
Antes da oficialização como candidato à prefeitura nas eleições de 2024, Datena já havia desistido quatro vezes seguidas de concorrer a cargos eletivos:
2016 – Esteve filiado ao PP para disputar a prefeitura de São Paulo, mas desistiu após denúncias de corrupção contra o partido.

2018 – Foi pré-candidato pelo DEM (atual União Brasil) para concorrer a uma vaga ao senado federal, mas desistiu após ser aconselhado por colegas da Band.

2020 – Chegou a conversar com políticos sobre a possibilidade de concorrer à prefeitura de São Paulo pelo MDB ou ser vice na chapa com o então prefeito Bruno Covas, que buscava a reeleição e morreu em 2021. Datena desistiu porque teria ouvido um apelo da Band para continuar na TV.

2022 – Desistiu de concorrer a uma vaga no senado federal pelo PSC. À época, tinha o apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2022, ela recebeu 50.073 votos para deputada federal e é primeira-suplente por São Paulo. Marina Helena também já foi dirigente nacional do Novo.
Durante o evento, a candidata afirmou que sua principal bandeira será a econômica.
“Nosso papel nessa cidade é de liderança e deixou de ser. Infelizmente nossa economia está arrasada. Os empregos estão deixando a nossa cidade, ela deixou de ser uma terra de oportunidade”.
A candidata ainda afirmou que, dentro suas propostas de campanha, uma delas é o que chamou de passar um ‘pente-fino’ em todos os contratos da prefeitura. “Revisar cada um deles para ter certeza que as empresas estão cumprindo o que devem à população.”
Na área da segurança pública, Marina defendeu integração com o estado e a ampliação do efetivo da guarda metropolitana.
Durante o evento, ela também comentou sobre o retorno do deputado federal Ricardo Salles ao partido. Ele deve deixar o PL e apoiar a candidatura de Marina.
O nome do ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro chegou a figurar entre os possíveis candidatos à prefeitura, mas o partido decidiu apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB).
A desfiliação, entretanto, precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antes da convenção teve confusão com integrantes da ala do PSDB contrária à candidatura de Datena. Eles foram impedidos de entrar
Giba Bergamim/TV Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.