Embora o Windows Update já consiga fazer o download de alguns aplicativos e drivers básicos no PC, a Microsoft quer ampliar a maneira como ele funciona. Para isso, a empresa decidiu apostar em uma nova plataforma de orquestração, mais aberta para terceiros. Através dela, qualquer app vai poder ser atualizado a partir da solução integrada ao sistema operacional.
Segundo o The Verge, a empresa está chamando a nova solução de uma “plataforma de orquestração do Windows Update”. Atualmente parte de uma prévia fechada, ela está sendo direcionada inicialmente para softwares corporativos. No entanto, a intenção a longo prazo é permitir que qualquer desenvolver interessado a utilize.

“Estamos construindo uma visão para uma plataforma de orquestração de atualizações unificada e inteligente, capaz de suportar qualquer atualização (aplicativos, drivers, etc.)”, explicou Angie Chen, gerente de produto da Microsoft. A solução da empresa promete ser bastante completa, permitindo inclusive que criadores usem o sistema de notificações do sistema operacional.
Como vai funcionar o Windows Update aprimorado?
A ideia da Microsoft é que a nova versão do Windows Update não vai mudar a maneira como aplicativos podem ser obtidos e instalados — ou seja, não será obrigatório que eles estejam na Windows Store. O que vai mudar é que, ao adotar a nova plataforma de orquestração, um app poderá receber suas atualizações a partir da solução integrada ao sistema.

Com isso, desenvolvedores também vão poder programar a distribuição de updates baseados em critérios como atividade de usuário, status da bateria e até mesmo o plano energético usado. Além disso, será possível mandar notificações pelo próprio Windows, alertando usuários sobre atualizações consideradas mais importantes.
A Microsoft afirma que pretende dar suporte a softwares nos formatos MSIX/APPX, bem como a algumas opções Win32 customizadas. Essa é somente a tentativa mais recente da companhia de tentar aprimorar a maneira como fornece atualizações de apps de terceiros — e resta esperar para descobrir se ela finalmente vai capturar a atenção de parceiros considerados relevantes, como a Adobe.
Fonte: The Verge