Rebaixamento da Av. João XXIII é inaugurado em Teresina com anúncio de mais cinco viadutos na capital


O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou três novas obras no estado que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. Rebaixamento da avenida João XXIII
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O rebaixamento da Avenida João XXIII, localizada na Ladeira do Uruguai, Zona Leste de Teresina, foi entregue nesta terça-feira (3). A entrega da obra aconteceu com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, que anunciou quatro novas obras para o estado que totalizam um investimento de R$ 1 bilhão, entre elas a construção de cinco novos viadutos na capital.
Conforme o ministro:
A primeira obra são as melhorias urbanas na BR-343. Serão 5,2 km de duplicação e cinco viadutos, inclusive uma nova ponte. Essa é uma obra de R$ 150 milhões, e a licitação será concluída nos próximos dias.
A segunda é a continuidade da duplicação da BR-316, de Demerval Lobão até Monsenhor Gil, que será realizada com um investimento de R$ 190 milhões de reais.
A terceira obra está incluída no novo PAC, que é a duplicação de Teresina até Altos, cobrindo uma extensão de 27 quilômetros. Esta obra está incluída no PAC e tem um valor de R$ 290 milhões. O edital será publicado ainda em setembro.
A quarta é a obra na BR-330 no Cerrado, que será delegada ao governo estadual para execução em convênio com o Governo Federal.
“Esse ano nós vamos investir R$ 642 milhões para entregar as obras do Piauí e esperamos, quem sabe, ampliar um pouquinho no ano de 2025 e 2026. Então, a agenda é boa para o Piauí. Ganha o Piauí e ganha o Brasil”, afirmou o ministro.
“O lote 1 do contorno, que é a duplicação da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o rio Poty, terá a licitação no dia 9 de setembro, com a abertura das propostas. O lote 2, que é a construção de uma nova ponte sobre o rio Poty, e o lote 3, que é a duplicação do Poty até Miguel Rosa, devem ter suas licitações lançadas até outubro e novembro. Todas essas obras que estão inseridas no novo PAC”, explicou Ribamar Bastos, superintendente regional do DNIT no Piauí.
Mudanças no local
Com a conclusão do rebaixamento da Avenida João XXIII, os motoristas que trafegam nos sentidos Teresina-Altos ou Altos-Teresina deverão utilizar o trecho rebaixado.
Os motoristas que precisam sair da Região do Grande Dirceu, na Zona Sudeste e acessar a Zona Leste pela Avenida Zequinha Freire ou seguir no sentido centro pela Avenida João XXIII deverão utilizar a nova rotatória. O mesmo vale para quem está na Zona Leste e deseja seguir em direção ao Dirceu ou ao Centro.
Trecho da Avenida João XXIII em Teresina
Reprodução DNIT
A via vai melhorar a trafegabilidade, já que separa o tráfego da BR-343, por onde circula cerca de 30 mil veículos dia, do fluxo entre as zonas leste e sudeste de Teresina, por onde anda cerca de 22 mil veículos por dia.
“Essas obras ajudam a gerar emprego e melhorar a vida das pessoas, acelerando o trânsito e proporcionando mais tempo para lazer e trabalho produtivo. O governo do presidente Lula está investindo no Piauí para fortalecer o governo estadual e dar bons exemplos ao país”, declarou Renan Filho.
A obra do rebaixamento da Av. João XXIII é integrada ao Contorno Rodoviário de Teresina, o que inclui os viadutos do Mercado do Peixe e do Dirceu, a duplicação de um trecho da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti, no Conjunto Tancredo Neves.
Entrega
Inicialmente prevista para ser concluída e inaugurada no dia 27 de agosto, a obra teve sua data de entrega alterada a pedido da bancada federal do Piauí.
De acordo com Ribamar Bastos, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o adiamento ocorreu devido a um pedido dos deputados federais do Piauí, que alegaram a necessidade de um esforço concentrado para votações na Câmara dos Deputados, inviabilizando sua presença na data inicialmente agendada.
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“Para essa data, os deputados federais alegaram que haverá um esforço concentrado para votação na Câmara e pediram o adiantamento”, disse.
O pedido de adiamento foi diretamente encaminhado pelos membros da bancada ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que aceitou a solicitação. Com isso, a inauguração foi reagendada para o início de setembro e deverá contar com a presença de Renan Filho, do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e de Fabricio Galvão, diretor-geral do DNIT.
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Rebaixamento da Av. João XXIII, na Ladeira do Uruguai
A ordem de serviço para a obra de rebaixamento da Avenida João XXIII, parte do Contorno Rodoviário de Teresina, foi assinada em maio de 2022 pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O projeto foi orçado em R$ 42 milhões e o início da obra contou com R$ 19,6 milhões do orçamento federal para 2022.
As interdições para a obra na Zona Leste da capital iniciaram em novembro de 2021, próximo ao trecho do cruzamento com a Avenida Zequinha Freire, região conhecida como Ladeira do Uruguai. O rebaixamento da via substitui o balão da Ladeira do Uruguai e visa solucionar um dos principais pontos de engarrafamento da cidade.
Especificações
De acordo com especificações técnicas, a obra contém uma trincheira – trecho de avenida ou rua com escavação e tem paredes de concreto de ambos os lados que servem de contenção – com extensão de 420 metros, contendo duas pistas, sendo cada uma com 7,20 metros de largura, separadas por canteiro central e faixas de segurança com 0,50 m e acostamentos com 1,50 m. Na rótula, foram construídos dois viadutos com 20,60 m de extensão e 11,42 m de largura.
Rebaixamento da avenida João XXIII
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