Moradores de condomínio em Ribeirão Preto, SP, relatam dificuldade para respirar após incêndio em terreno vizinho


Caso aconteceu na noite de segunda-feira (14), no bairro Planalto Verde. Local é ponto de descarte de entulho e uma pessoa teria colocado fogo em parte do lixo. Moradores do Planalto Verde reclamam de fogo em terreno de descarte em Ribeirão Preto
Moradores de um condomínio no Planalto Verde, zona Oeste de Ribeirão Preto (SP), relataram dificuldades de respirar após um incêndio em um terreno próximo ao prédio. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (24), e a suspeita é de que as chamas foram provocadas por uma pessoa.
A área atingida pelo fogo fica na Rua Doutor Galdos Ângulo. De acordo com os moradores, o local é ponto de descarte de entulhos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Síndica do condomínio, que fica próximo ao local, Shirlei Neves contou que esta não foi a primeira vez que aconteceu um incêndio no terreno. A preocupação maior, diz ela, é com os moradores da parte mais baixa do residencial.
“O fogo se alastrou bastante, labaredas bem altas, tem uns moradores lá embaixo que ficaram bem assustados, porque chegou bem próximo à casa deles. Gritavam por socorro e tudo”.
Em um vídeo enviado à EPTV, afiliada da TV Globo, Gabriel Lúcio, morador de um condomínio na região também falou da preocupação com a proporção do incêndio e relatou dificuldade para dormir devido a fumaça.
“Meia-noite e vinte e seis. O fogo foi contido, mas fica difícil a gente dormir com essa ‘neblina’ toda de fumaça. O ar super seco, impossível dormir com uma boa qualidade de sono”.
Incêndio próximo a condomínio deixa moradores com dificuldade para respirar em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Ponto de descarte
Segundo os moradores, o terreno ao lado do condomínio é usado como ponto de descarte de lixo e entulho, como restos de madeira.
À EPTV, a síndica contou que o acúmulo de sujeira no local é comum e, com incêndios frequentes, a fumaça e o cheiro forte dificultam a vida de quem mora na região.
“Tiveram de ligar ventiladores, fechar janelas por causa da fumaça. Uma fumaça com cheiro forte, devido a população jogar lixo, não respeitar o terreno. O terreno, faz muito tempo que está sem manutenção, deve ser particular. A prefeitura, às vezes, vem limpar a calçada onde jogam tudo quanto é tipo de entulho, mas no outro dia está tudo de novo. A população não tem consciência também”.
Incêndio próximo a condomínio deixa moradores com dificuldade para respirar em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que faz limpezas periódicas no local por se tratar de um ponto de descarte irregular. A pasta também disse que a coleta de lixo na porta das residências é feita por todo o bairro, três vezes a semana, e são disponibilizados ecopontos pela cidade, que funcionam das 7h às 19h, diariamente.
Como se proteger de fumaças e fuligens
Segundo a Defesa Civil de Ribeirão Preto, para proteger as vias respiratórias da fuligem e fumaça, moradores devem manter portas e janelas fechadas, assim como ralos e qualquer outra entrada de ar.
Ainda segundo o órgão, deve-se evitar atividades ao ar livre durante o período de fogo em matas e terrenos próximos e, para ajudar na respiração, é recomendado colocar bacias com água e toalhas molhadas para melhorar a umidade do local.
Assista à reportagem do EPTV1 na íntegra:
Moradores do Planalto Verde reclamam de fogo em terreno de descarte em Ribeirão Preto
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.