Lula reclama de governadores e ministro ‘alfineta’ Jorginho Mello; entenda o motivo

O governador Jorginho Mello (PL) foi alvo de críticas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, por não comparecer na manhã da sexta-feira (26) do anúncio de investimentos, feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em projetos de mobilidade urbana, saneamento, abastecimento de água e drenagem, com recursos do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento).

Poucos governadores compareceram a evento do PAC – Foto: Ricardo Stuckert / PR/ND

“Tenho orgulho de dizer, presidente, que o senhor hoje libera aqui só de macrodrenagem no estado de Santa Catarina, que não tem frequentado aqui as solenidades para receber os investimentos, R$ 1 bilhão para macrodrenagem”, alfinetou, sem citar diretamente o nome de Jorginho.

Jorginho Mello não tem frequentado os eventos do governo federal em Brasília, nem mesmo as visitas dos ministros ao estado. Foram raros os encontros públicos do governador com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros.

Um deles foi em novembro do ano passado, quando recebeu o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Trombudo Central. Eles trataram dos estragos causados pelas chuvas no Vale do Itajaí.

Ministro Rui Costa ao lado do presidente Lula – Foto: RICARDO STUCKERT/PR/ND

Em abril de 2023, Jorginho Mello participou de uma reunião entre governadores e o presidente da República, em Brasília, sobre ações para prevenir violência nas escolas de todo o país.

A ausência dos governadores no evento do PAC também causou descontentamento no presidente Lula. No discurso, disse desejar mostrar a sociedade que a convivência democrática é salutar. E que toda vez que viaja ao estado convoca o governador.

Lula criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Jorginho Mello. “Alguns não têm comparecido, provavelmente ainda pela imagem negativista de um presidente da República que só viaja para o estado que gostava, para atender amigos, e não dava importância para quem pensasse diferente. É uma coisa absurda”.

O governador Jorginho Mello e Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, na assinatura do Pacto das Águas com o Governo Federal em Blumenau – Foto: Ricardo Trida/ Secom/Divulgação/ND

O Palácio do Planalto informou que todos os governadores foram convidados para a cerimônia.

Estiveram presentes apenas Jerônimo Rodrigues (PT), Bahia; Raquel Lyra (PSDB), Pernambuco; Elmano de Freitas (PT), Ceará; João Azevêdo (PSB), Paraíba; Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo; Rafael Fontelles (PT), Piauí; Fábio Mitidieri (PSD), Sergipe; e Wilson Lima (União Brasil), Amazonas.

Os vice-governadores Hana Ghassan (MDB), Pará; José Carlos Barbosa (PSD), Mato Grosso do Sul; e Felicio Ramuth (PSD), São Paulo; também compareceram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.