Investimento de R$ 75 milhões para mudar o caos da SC-401

Rodovia mais movimentada de Santa Catarina, a SC-401, em Florianópolis, por onde 80 mil veículos, em média, trafegam diariamente, passará por obras de melhoramentos e aumento da capacidade, num investimento de R$ 75 milhões. Na sexta-feira (26), o governo do Estado lançou licitação e abriu concorrência para as empresas interessadas em assumir a obra e que ofereçam a melhor proposta técnica e financeira.

Governador Jorginho Mello esteve presente no lançamento da licitação da obra na SC-401

Governador Jorginho Mello esteve presente no lançamento da licitação da obra na SC-401 – Foto: Germano Rorato/ND

Acesso às praias do Norte da Ilha, a SC-401 fica ainda mais movimentada no verão, com média de 120 mil veículos por dia. Para quem utiliza a rodovia, na temporada ou não, basta um pequeno incidente, ou um pouco de chuva, para a SC-401 travar.

Diante de um cenário caótico, que piora ano após ano, o projeto do governo visa melhorar o segmento mais urbanizado, do km 12 ao km 19, entre os bairros João Paulo e Cacupé, abrangendo também Monte Verde e Saco Grande. Estão previstos elevados, ciclovias, entroncamentos, novas entradas e terceiras faixas. A expectativa é de que os trabalhos comecem em 2024.

O lançamento da licitação da obra custeada pelo governo do Estado foi na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Lá estavam representantes de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil organizada, como os presidentes da Fretrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider, e Fecomércio/SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), Hélio Dagnoni, e o presidente do Movimento Floripa Sustentável, Roberto Costa.

O ato também teve a presença de vereadores da Capital e de deputados catarinenses.

Governador fala sobre obra na SC-401

Para o governador Jorginho Mello, a obra na SC-401 é mais um importante investimento de infraestrutura do governo.

“Assumi o governo com 73% das estradas péssimas ou ruins, segundo levantamento da Fetrancesc. Quero entregar, na metade do ano que vem, 80% de estrada boa e ótima, porque estamos trabalhando, economizando e fazendo obra bem-feita”, disse Jorginho.

Segundo ele, embora não tenha prometido esta obra em campanha, considera uma necessidade do Estado.

“Não tenho dúvida que o município vai se sentir agradecido, quem trafega por aqui, a população do Norte da Ilha, com uma melhoria efetiva nessa estrada, que é muito importante”, frisou o governador.

Jorginho Mello destacou que a obra é uma necessidade do Estado – Foto: Germano Rorato/ND

Trabalhos noturnos para reduzir impacto ao usuário

Diretor de Projetos e Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Alberto Moraes Campos frisou que o projeto é o mais arrojado a ser feito na rodovia.

Em entrevista à NDTV, Campos reiterou que a ideia é aumentar a capacidade da rodovia e melhorar o nível de serviço.

“Serão implantadas terceiras faixas nos dois sentidos e a ideia é separar o tráfego mais local, com as ruas marginais, toda nova, no lado direito [sentido bairro-Centro]. Além disso, implantar ciclovia e passeio no lado esquerdo. A ideia é separar o tráfego urbano da pista para desafogar”.

A fim de reduzir o nível de transtorno aos usuários, durante os trabalhos na rodovia mais movimentada do Estado a intenção é fazer a obra à noite. A estimativa é de que seja realizado em 24 meses. Depois de Campos, o engenheiro e projetista da Norden Eng, Ailton Rosa, apresentou mais detalhes da obra.

Anfitrião do evento, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destacou que a obra será importante para todo Estado, porque Florianópolis é a Capital e um destino turístico muito importante.

“O governador ratifica a sua sensibilidade em entender quais são as demandas de Santa Catarina e imediatamente buscar solução”, disse Aguiar no seu discurso.

Presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar destacou a importância da obra – Foto: Germano Rorato/ND

Trecho da prefeitura previsto para o mês que vem

A SC-401 também receberá intervenções da prefeitura, neste caso, num trecho de dois quilômetros entre Santo Antônio de Lisboa e Jurerê, porém, em outro processo licitatório, já lançado.

Secretário municipal de Infraestrutura e Transportes da Capital, Rafael Hahne disse que sexta-feira foi uma tarde muito alegre para o município, que tem 120 quilômetros de rodovias estaduais.

“Esse projeto do João Paulo ao Cacupé [trecho do governo] pega o ponto mais crítico das rodovias do Estado. Teve a inclusão de ciclovias, de passeios, tornando a rodovia mais urbana, quase uma avenida, com marginais nos trechos mais importantes e viadutos contemplando a conexão urbana, como os bairros Monte Verde e Saco Grande, além da rua dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa”, pontuou o secretário.

Conforme Hahne, o município vive um momento ímpar, porque a prefeitura também vai intervir na SC-401, construindo terceiras faixas. No caso do trecho de responsabilidade da prefeitura, a expectativa é de que a empresa que fará a obra seja definida no mês que vem e logo comece a obra. O trabalho demandará um investimento de R$ 7 milhões.

“A expectativa é de que esse trecho ainda seja finalizado até a temporada de verão”, disse Hahne. O trecho da prefeitura, segundo ele, é uma obra mais simples, consistindo numa ampliação de capacidade de tráfego para três pistas no sentido Centro-bairro. “Com isso, liberamos um gargalo, que é a entrada de Jurerê”, salientou o secretário.

A SC-401 receberá intervenções do Estado num trecho de sete quilômetros e da prefeitura num trecho de dois quilômetros – Foto: Germano Rorato/ND

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