Centelha da Chama Crioula chega a Dois Irmãos e marca início dos Festejos Farroupilha na região

Após 650 quilômetros percorridos, a centelha da Chama Crioula finalmente chegou a Dois Irmãos. A solenidade de entrega do símbolo que marca o início dos Festejos Farroupilha foi realizada nesta segunda-feira (2), em frente à Prefeitura Municipal. O evento, acompanhado por escolas e autoridades da cidade, teve apresentações de música e poesia.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Começa movimentação no 2º maior acampamento farroupilha do RS

Centelha da Chama Crioula percorreu 650 quilômetros até Dois Irmãos. | abc+



Centelha da Chama Crioula percorreu 650 quilômetros até Dois Irmãos.

Foto: Letícia Prior Breda/GES-Especial

A centelha saiu de Alegrete no dia 18 de agosto com a escolta de 14 cavaleiros da Guarda de Honra da Chama da 30ª Região Tradicionalista (RT), que representa 12 municípios do Vale do Sinos. O caminho foi desafiador, com estradas esburacadas e trajetos interrompidos.

“A primeira semana foi complicada, com chuvas e ventos fortes, mas o cansaço foi superado pela vontade de manter acesa a nossa tradição”, afirma o cavaleiro Marivaldo Antônio Cenci, que pela primeira vez participou da guarda.

FIQUE POR DENTRO: BR-116: Como estão as obras de rótula que dá acesso a bairro em Dois Irmãos?

Com o início de setembro, que tradicionalmente mobiliza o Estado em torno das comemorações gaudérias, a 30ª RT organiza uma programação intensa. Segundo o coordenador regional Carlos Moser, a participação da comunidade é fundamental.

“Nossa expectativa cultural e econômica é excelente. Já temos entidades tradicionalistas da região organizadas e, inclusive, Sapiranga com um Acampamento Farroupilha com mais de 80 piquetes”, destaca.

Guarda de Honra da Chama Crioula da 30ª Região Tradicionalista conta com 14 cavaleiros. | abc+



Guarda de Honra da Chama Crioula da 30ª Região Tradicionalista conta com 14 cavaleiros.

Foto: Letícia Prior Breda/GES-Especial

A expansão da Chama Crioula para outras entidades da 30ª RT está marcada para o domingo (8), a partir das 08 horas, na Associação Cultural de Tradições Gaúchas Portal da Serra, também em Dois Irmãos. Para o patrono dos festejos da 30ª Região, Alberto Ferreira, o significado de tradicionalismo é unir a família em torno de um propósito: celebrar o orgulho de ser gaúcho.

“O que esperamos neste mês farroupilha é dar continuidade na nossa tradição e celebrarmos nos galpões sempre com a família reunida e muitas crianças”, disse.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.