Posição geográfica garante diversidade de modais na logística de SC


Litoral extenso e acesso rápido aos grandes mercados nacionais elevam a economia de Santa Catarina no ramo de transporte e escoamento de cargas. Aeroporto de Florianópolis
Núcleo de Comunicação DIVE/SC/Divulgação
Com mais de 500 quilômetros de litoral, cinco portos, aeroportos internacionais e rodovias interligando aos maiores mercados do país, Santa Catarina se destaca pela localização geográfica privilegiada, responsável por impulsionar a economia.
A malha viária desenvolvida interliga municípios produtores com as opções de escoamento. A localização é estratégica para investimentos, operações de importação e exportação, em conexão com um mercado mais desenvolvido e globalizado.
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No entanto, com a robusta dimensão territorial brasileira e a topografia de SC, os desafios são grandes, avalia Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc).
“O transporte de cargas e a logística necessita de uma boa infraestrutura rodoviária para manter o desenvolvimento e a competitividade do estado. Rodovias precárias e saturadas são grandes entraves nos dias de hoje”, acredita Schneider, que também defende a conexão adequada dos portos com a logística rodoviária.
Porto de São Francisco do Sul
Divulgação | Irineu Imóveis
Mais possibilidades, menos custos
🛳️O litoral catarinense contempla terminais marítimos, que expandem a movimentação de cargas ano a ano.
🚛Enquanto isso, a posição estratégica no Sul do país coloca Santa Catarina mais próxima de mercados consumidores de demanda robusta, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, mas também o consolida como um corredor de escoamento da produção dos vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, abastecendo ainda outros países.
📦Com portos ampliando a movimentação de contêineres e uma malha rodoviária completa, ainda que precise de adequações, o Estado agora avança para destinar produtos pelos ares.
✈️ No modal aeroviário, o plano ainda precisaria ser atualizado visando definir uma política de transporte aéreo de cargas e passageiros e a aviação regional, para que Santa Catarina possa ser inserida como hub logístico do Sul. A expectativa do governo é de que o documento seja entregue em junho.
Os cargueiros no aeroporto da capital catarinense podem movimentar, anualmente, em torno de 10 mil toneladas na rota para os Estados Unidos, enquanto a rota para os país tem capacidade de 5,4 mil/toneladas ano.
Novo Plano Aeroviário de SC prevê atualizar informações sobre demandas de passageiros e aeroportos
🚂 Além dos ares, a implementação de ferrovias segue como defesa do setor produtivo como um caminho importante para aprimorar o escoamento de mercadorias pelo Estado, malha ainda em menor adesão, ainda que em expansão.
🛤️ Com mais de 700 quilômetros de ferrovias em atividade no estado, as estradas de ferro movimentaram R$ 6,7 milhões de toneladas no ano passado, acréscimo anual de 5,18%, de acordo com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).
🔁 Entre as possibilidades, estariam a conexão dos portos com a malha ferroviária nacional, como é referência em estruturas de maior porte em outros países, o que é amplamente defendido por entidades do setor produtivo.
Move SC discute desafios da logística em SC
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