Ponto a Ponto: série de reportagens especiais visita cidades da Grande São Paulo

Como parte da cobertura das eleições municipais, Beatriz Backes e Hermínio Bernardo visitaram 18 municípios para ouvir os moradores, mostrar potencialidades e o que pode melhorar. Ponto a Ponto: Moradores de Guarulhos falam como é morar na cidade
Como parte da cobertura especial das eleições, ao longo de uma semana, o Bom Dia São Paulo percorreu as cidades da região metropolitana para ouvir as pessoas sobre o que há de bom em cada uma delas e o que precisa melhorar na próxima gestão.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Partindo da estação da Luz, os jornalistas Beatriz Backes, Hermínio Bernardo, Franklin Feitosa e Ricardo Antunes seguiram em uma jornada que percorreu 18 cidades.
Guarulhos
Em Guarulhos, nossa equipe entrevistou moradores que reclamaram da falta de asfalto, saneamento e demora no transporte em um bairro da periferia. O ponto positivo destacado foi o lazer, principalmente o parque Bosque Maia.
Santo André
Na cidade, a repórter Beatriz Backes foi até o Parque Celso Daniel e ao calçadão. Moradores reclamaram da demora dos ônibus, além da pouca oferta de emprego dentro da cidade. O destaque positivo foi a variedade de opções de lazer.
Ponto a Ponto: População de Santo André fala sobre a cidade
Mairiporã
Na cidade, Hermínio Bernardo foi até a Igreja Nossa Senhora do Desterro e mostrou a importância histórica do local. Os moradores elogiam a tranquilidade da cidade e o contato com a natureza. Entretanto, um dos principais pontos turísticos da cidade, o Pico Do Olho D´água, está fechado.
Ponto a Ponto: Mairiporã tem cara de cidade do interior
Rio Grande da Serra
A natureza é um dos principais destaques apontados pelos moradores da cidade, que está localizada em área de manancial e proteção ambiental, sendo um ponto de ecoturismo muito conhecido. Porém, Beatriz Backes descobriu que há poluição nos rios. Os moradores também apontaram problemas na saúde e na limpeza municipal.
Ponto a Ponto: Natureza é destaque em Rio Grande da Serra
Franco da Rocha
Em Franco da Rocha, nossa equipe conheceu o Museu de Arte Osório Cesar, que abriga obras dos pacientes do antigo hospital psiquiátrico do Juquery. Os problemas citados pelos moradores envolvem principalmente as enchentes que ocorrem no município.
Ponto a Ponto: Conheça Franco da Rocha
São Bernardo do Campo
São Bernardo foi o berço da indústria automobilística no país, mas atualmente muitas empresas deixaram a região. Moradores apontam problemas na saúde e na lotação no transporte nos horários de pico. A repórter Beatriz Backes foi até o bairro do Riacho Grande, que fica às margens da Represa Billings.
Ponto a Ponto: Beatriz Backes conversa com moradores de São Bernardo do Campo
Francisco Morato
O repórter Hermínio Bernardo foi até um bairro da periferia da cidade, onde não há saneamento e asfalto. Moradores dizem que o transporte municipal é muito demorado. Já no Centro, conheceu uma ONG que ensina música para jovens em situação de vulnerabilidade.
Ponto a Ponto: Hermínio Bernardo conversa com moradores de Francisco Morato
Ilha do Bororé
Chegando a São Paulo, Beatriz Backes pegou uma balsa e desembarcou na Ilha do Bororé, península que fica no Grajaú, na Zona Sul da capital. O transporte foi um dos principais problemas destacados pelos moradores. Já os pontos positivos são o forte contato com a natureza e a tranquilidade.
Ponto a Ponto: Ilha do Bororé é área de proteção ambiental
Pirapora do Bom Jesus
Em Pirapora, a calma da cidade chamou atenção do repórter Hermínio Bernardo. Ele foi até o Santuário que atrai centenas de romeiros todos os anos e conheceu alguns deles. O problema apontado pelos moradores foi a poluição do Rio Tietê e a saúde pública.
Ponto a Ponto: Hermínio Bernardo visita a cidade de Pirapora do Bom Jesus
Embu-Guaçu
Embu-Guaçu é uma cidade conhecida pela forte relação com a natureza e áreas rurais. Nossa equipe foi até uma fazenda mostrar uma plantação. A saúde foi apontada como um ponto de melhoria.
Ponto a Ponto: Beatriz Backes visita a cidade de Embu-Guaçu
Santana de Parnaíba
Hermínio Bernardo foi até a casa do Samba Parnaibano, espaço que busca preservar a tradição do samba, além de conhecer a igreja da cidade. A pouca opção de transporte público foi um dos problemas citados pelos moradores.
Ponto a Ponto: Santana de Parnaíba tem história ligada ao samba
Itapecerica da Serra
Nossa equipe foi até o Beco do Embu-Mirim, rua transformada pelos moradores onde há diversas pinturas feitas por artistas da cidade. Também conhecemos um templo budista. Moradores salientaram que saúde e transporte são pontos que podem ser melhorados.
Ponto a Ponto: Beatriz Backes visita Itapecerica da Serra
Cotia
Um dos principais problemas dos moradores é o trânsito na Avenida Raposo Tavares. A educação pública também foi apontada pelos moradores como algo a melhorar. O contato com a natureza e a tranquilidade são os destaques positivos.
Ponto a Ponto: Cotia tem desafios com a mobilidade
Barueri
Em Barueri, o trânsito preocupa os moradores, principalmente na região de Alphaville. A lotação do hospital público também é um problema, já que o município acaba recebendo muitas pessoas de outras cidades. O destaque positivo fica para as áreas verdes e oferta de emprego.
Ponto a Ponto: Hermínio Bernardo começa a jornada na cidade de Barueri
Embu das Artes
A cidade é conhecida pela feira de artesanato, que recebe muitos turistas, principalmente aos domingos. Os moradores apontaram que a beleza da cidade é um dos destaques positivos. Já a zeladoria foi um dos pontos que precisa de mais atenção.
Ponto a Ponto: Beatriz Backes visita a cidade de Embu das Artes
Carapicuíba
O transporte público foi um dos problemas apontado pelos moradores. A questão da segurança no calçadão da cidade também. Nossa equipe foi até o Parque da Aldeia para conhecer o trabalho de rendeiras que continuam mantendo a tradição.
Ponto a Ponto: Rendeiras preservam tradição e são destaque em Carapicuíba
Taboão da Serra
Taboão da Serra é uma cidade com grande adensamento demográfico. Por isso, muitos moradores disseram que a lotação no transporte e em postos de saúde é um problema. A segurança pública também. Os pontos positivos são os parques da cidade.
Ponto a Ponto: Última cidade visitada pela Beatriz Backes foi Taboão da Serra
Osasco
Em Osasco, nossa equipe foi até o bairro do Rochdale, que tem nome inspirado em uma cidade da Inglaterra. Os moradores apontaram como problemas saúde, segurança e zeladoria.
Ponto a Ponto: Última cidade visitada pelo Hermínio Bernardo foi Osasco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.