USP oferece cursos gratuitos de programação para meninas

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos online de programação para quem se identifica com os gêneros feminino ou não-binário.

Um deles é o “Meninas Programadoras”, destinado a quem já concluiu ou está cursando o ensino médio; e o outro é o Professoras Programadoras, voltado para professoras da educação básica.

Para participar dos cursos gratuitos basta ter um computador com acesso à internet

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio, e as aulas acontecerão sempre aos sábados, das 14h às 17h.

As aulas do curso “Meninas Programadoras” vão acontecer entre os dias 1º de julho e 1º de outubro. Para se inscrever em uma das 150 vagas oferecidas, basta acessar a página do Sistema Apolo da USP.

Já as atividades do curso “Professoras Programadoras” começam na mesma data, mas seguem até 30 de setembro. Para se inscrever em uma das 30 vagas oferecidas, basta acessar aqui. As candidatas devem ficar atentas ao e-mail, pois o resultado do processo seletivo e mais informações serão encaminhadas para o endereço cadastrado.

Como participar dos cursos gratuitos da USP

Para participar, basta ter um computador com acesso à internet –e todas as pessoas que estiverem presentes em, pelo menos, 75% das atividades receberão um certificado de conclusão da USP. As aulas acontecem por meio do Google Classroom e do Google Meet.

Os dois cursos são oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

As aulas acontecem por meio do Google Classroom e do Google Meet

Em ambos os cursos gratuitos, as participantes vão aprender programação usando a linguagem Python. As meninas conhecerão a linguagem por meio do desenvolvimento de projetos web e mobile, com foco em diversidade e inclusão, enquanto as professoras, além de se aprofundarem na linguagem, vão explorar também ferramentas como o Scratch e o Ocstostudio, elaborando propostas que poderão aplicar em sala de aula.

Os cursos são coordenados atualmente pela professora Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, do ICMC, e foram idealizados pela professora Maria da Graça Campos Pimentel, professora sênior do ICMC, que também é a ministrante das atividades.

As duas iniciativas já certificaram mais de 1,7 mil estudantes da educação básica e 103 educadoras, além de contarem com diversas premiações.

Atualmente, os dois cursos gratuitos fazem parte das atividades de um projeto mais amplo, contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, do ICMC, e se somam a mais 34 propostas de instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.