A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos. São 7 mil vagas para professores da educação básica que atuam nos ensinos fundamental II e médio.
Os cursos gratuitos fazem parte do Programa de Formação Continuada de Professores, que vai contar com 21 novas disciplinas neste semestre.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 25 de maio na página da Fundação Cecierj.
- O que é exercício anaeróbico e como ele beneficia sua saúde?
- Cadastre-se e Jogue Bikini Paradise na Esportiva bet
- 3 destinos para quem quer viajar sozinho e conhecer muita gente nova
- Sinais inesperados de demência que você pode estar ignorando
Os cursos gratuitos da Cecierj
Os cursos gratuitos da Fundação Cecierj oferecem disciplinas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Especial e Inclusiva, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional.
O candidato pode ainda se inscrever para cursar disciplinas fora de sua área de formação e/ou atuação.
Os cursos gratuitos e têm carga horária de 120 horas, organizada em disciplinas de 30 horas. Todas as capacitações são totalmente a distância. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.

O objetivo é complementar a formação dos profissionais de educação com base na discussão de diferentes temáticas pertinentes à educação básica. As áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática alinham as habilidades e competências com a prática em sala de aula.
Já as de Prática Docente, Educação Especial e Inclusiva e Tecnologia Educacional abordam temas transversais a todas as áreas do conhecimento e se destinam a colaborar com novas práticas pedagógicas e a incentivar o aprimoramento das já existentes.
Novas disciplinas
Neste período serão ofertadas 21 novas disciplinas. Em Ciências da Natureza, Genética Básica; Aprendizagem por problemas no ensino de Física; Inteligência Artificial (IA) e as metodologias ativas na educação; Na área de Ciências Humanas, estão Questões filosóficas sobre a implementação da Lei nº 11.645/08; A persistência da escravidão: trabalho e direitos humanos no Brasil oitocentista; outra sobre o Festival de Parintins; Imagens, acervos e fabulações no ensino de histórias afrodiaspóricas.
Já em Educação Especial e Inclusiva, são estas as novas: Comunicação aumentativa e alternativa para estudantes com autismo e síndromes; Interseccionalidade e práticas pedagógicas para acessibilidade; Práticas pedagógicas inclusivas com estudantes público da Educação Especial; Ensino da arte na Educação Inclusiva.
Na área de Linguagens e Códigos, são novas: Aprender pelo verso: perspectivas poéticas de mulheres e a sala de aula e Educação literária na perspectiva dos letramentos. Avaliações digitais dinâmicas em Matemática; Matemática aplicada no cotidiano para os anos iniciais; O uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana; Matrizes e sistemas lineares são as novas no campo da Matemática.
Sobre Prática Docente, a novidade é Educação 5.0: tecnologias, humanismo e inovação pedagógica. Tratando de Tecnologia Educacional, temos Questões práticas, éticas e o impacto da inteligência artificial na educação; Educação com neurociência e Inteligência Artificial; e Edutainment com inteligência artificial.