Polícia investiga acidente que causou queimaduras em funcionárias de fábrica de calçados; uma das vítimas morreu

O acidente de trabalho que causou a morte de uma mulher e deixou outra ferida após sofrerem queimaduras em uma fábrica de calçados de Três Coroas é investigado pela Polícia Civil.

O acidente foi na empresa Calçados Karyby no dia 26 de abril. Viviane Aparecida de Moraes, de 54 anos, morreu nesta terça-feira (6). Ela estava internada no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Familiares e amigos se despediram dela na tarde desta quarta-feira (7) no município do Vale do Paranhana. 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Em nota, a empresa informou que em respeito e luto por Viviani, que foi colaboradora por quatro anos, as atividades foram suspensas por dois dias e devem ser retomadas nesta quinta-feira (8).

A Calçados Karyby disse ainda que, desde o ocorrido, está em contato direto com as famílias das vítimas, prestando suporte necessário. Além disso, a causa do incidente é investigada internamente e a empresa também está colaborando com as autoridades.

Leia mais: Morre bebê símbolo dos resgates das enchentes de 2024 no RS

Uma segunda funcionária da empresa também sofreu queimaduras no acidente. Vilciele Soares Mota, 22, segue internada no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Conforme a casa de saúde, ela deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ontem e foi para um quarto, seu estado de saúde é considerado estável. 

Inquérito policial 

Apurações iniciais dão conta de que Vilciele estava “queimando sobras de fios de linha de calçados” que passavam na esteira quando um pano com substância inflamável acabou pegando fogo, cujas chamas posteriormente se alastraram até galões de solvente que estavam nas proximidades. 

Veja também: O que se sabe até agora sobre o caso do morador de Novo Hamburgo acusado de liderar plano de ataque a bomba em show da Lady Gaga

Diante disso, Viviani se aproximou da colega no intuito de ajudá-la a conter o incêndio, porém as duas acabaram atingidas pelas chamas. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Três Coroas e levadas para o hospital da cidade. 

O delegado Ivanir Caliari, titular da Delegacia de Polícia de Três Coroas, informou nesta quarta-feira que um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente. De acordo com ele, nos próximos dias serão tomados depoimentos da sobrevivente, de testemunhas e dos responsáveis pela Calçados Karyby.

Confira a nota da empresa

Foi com muita tristeza que a Calçados Karyby recebeu a notícia do falecimento de sua colaboradora Viviani Aparecida de Moraes, na manhã desta terça-feira (6).

Viviani fazia parte da família Karyby há quatro anos e era muito querida por todos nós. Lamentamos profundamente sua partida e, em sinal de respeito e luto, informamos que não haverá atividades em nossa fábrica nesta terça e quarta-feira.

Seguiremos apoiando a família de Viviani, como temos feito desde o incidente do dia 26, em contato direto e integral com seus familiares e da colaboradora Vilciele Soares Mota, também envolvida naquele fato.

Estamos apurando as causas do ocorrido e seguimos colaborando com as autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários. Nossas instalações seguem rigorosamente as normas de segurança do trabalho, com fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), realização de treinamentos periódicos, além da atuação ativa da CIPA e da promoção anual da SIPAT.

Com base nos resultados da apuração, adotaremos as medidas necessárias para fortalecer ainda mais a segurança e o cuidado dos nossos colaboradores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.