A Guarda Civil Municipal (GCM) e os quatro Centros de Formação de Condutores (CFCs) de São Leopoldo se uniram na realização de uma blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP
Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial
Agentes da GCM, os bonecos Leo e Bina, além de colaboradores dos CFCs Caberlon, Barbosa, Sinos e Valderez participaram da ação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (6), na Avenida João Corrêa.
Durante a atividade, que simulava uma blitz, uma das faixas no sentido bairro-Centro foi bloqueada e veículos eram direcionados para o trecho, onde representantes do CFCs e da GCM entregavam material informativo com dicas para um trânsito melhor, além de lembrarem sobre o movimento Maio Amarelo.
“O trânsito é todos os dias”
O diretor de trânsito da Guarda Municipal, José Carlos Klein enfatizou que a ação não era fiscalizatória, mas, sim, educativa, e que o tema do Maio Amarelo este ano é Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. Ele também ressaltou a importância de atividades como esta, fora do mês de setembro, quando a Semana Nacional de Trânsito é realizada. “O trânsito é todos os dias. Se a pessoa está na rua, tanto pedestre, como ciclista, motociclista, veículo ou até mesmo num ônibus, num transporte coletivo, ele está em trânsito”.
LEIA TAMBÉM: Pai teria esfaqueado a filha após discussão por internet, aponta a Polícia
Ver e ser visto
Klein também lembrou orientações para aumentar a segurança no trânsito. “Primeiro, tanto para o pedestre quanto para o condutor, é respeitar a sinalização. Para os pedestres, por exemplo, cuidar para andarem na faixa de segurança. A gente sempre fala que a pessoa precisa ver, mas também precisa ser vista. Às vezes as pessoas se colocam na faixa de pedestre, mas não são vistas, então, acontece um acidente em função disso”, ponderou, exaltando que campanhas são muito necessárias.
Desrespeito é a maior causa de acidentes
O diretor de trânsito trouxe ainda o que é considerado como maior causa de acidentes em São Leopoldo: o desrespeito às regras de trânsito. “Principalmente, passar no sinal vermelho. O local campeão de acidentes por isso fica na Avenida Dom João Becker esquina com a Praça Tiradentes, onde há um equipamento semafórico. A gente fez um levantamento: nos 3 primeiros meses do ano, foram mais 1.700 flagrantes de infração ali”, salientou.
“E o desrespeito é muito grande também com relação ao uso do celular. A gente observa muito que uma das maiores notificações que flagramos é o uso de celular, e quando estamos usando o celular, a gente perde total atenção no conduzir o veículo”, pontuou. “Em geral, é o desrespeito às regras de trânsito. Se as pessoas respeitassem, com certeza, os acidentes cairiam bastante”, concluiu Klein.
VEJA AINDA: BR-116: Trânsito deve ser totalmente liberado no Complexo de Esteio nos próximos dias
Saiba Mais
O Movimento Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito. Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
-
Blitz educativa pelo Maio Amarelo foi realizada na Avenida João Corrêa
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial -
Blitz educativa pelo Maio Amarelo foi realizada na Avenida João Corrêa
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial -
Bonecos Bina e Leo, da Guarda Municipal, também participaram da ação
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial -
Bonecos Bina e Leo, da Guarda Municipal, também participaram da ação
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial -
Guarda Municipal e CFCs se uniram em blitz educativa para conscientizar sobre o trânsito
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial -
Guarda Municipal e CFCs se uniram em blitz educativa para conscientizar sobre o trânsito
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial
MAIS SOBRE O TEMA: Acidentes com mortes acendem alerta para segurança no trânsito na região
Dicas para um trânsito mais seguro
Pedestre:
– Utilize sempre a faixa de segurança
– Olhe sempre para os dois lados ao atravessar a rua
– Procure andar no passeio público (calçada)
– Cuide com a entrada e saída de veículos nas garagens
– Respeite a sinalização
Ciclista:
– Use sempre o capacete
– Ande sempre pela direita da via, perto do meio-fio
– Cuidado nas conversões e cruzamentos
– Trace rotas mais seguras
– Evite fones de ouvido
– Nunca ande na contramão de direção da via
– Lembre-se: o pedestre sempre tem prioridade
Passageiro:
– Ao descer do veículo, nunca atravesse pela frente
– Não jogue lixo pela janela
– Use sempre o cinto de segurança
– Nunca abra a porta do veículo sem antes se certificar se vem algum outro veículo na retaguarda.