Bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Mariano tem parada cardíaca e morre após cirurgia no coração


Dom Frei Janusz Marian Danecki estava internado em um hospital particular da capital. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Campo Grande. Dom Mariano visitou o Papa Franciso, em 2022, no Vaticano.
Vatican News/Reprodução
O bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Frei Janusz Marian Danecki morreu, aos 72 anos, na noite dessa sexta-feira (30). Ele realizava uma cirurgia vascular, quando teve uma parada cardíaca e morreu em um hospital particular da capital.
As informações da morte foram confirmadas pela Arquidiocese de Campo Grande. O bispo foi internado no hospital da Unimed no dia 29 de agosto para realizar um procedimento cirúrgico no coração.
Desde 2015, Dom Mariano atuava como auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande. A titulação foi concedida pelo próprio Papa Francisco.
Velório
Dom Mariano morre em Campo Grande.
Reprodução
O corpo de Dom Mariano será velado na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua a partir das 5h deste sábado (31). O endereço é Travessa Lydia Baís, no Centro, em Campo Grande.
Haverá missas de hora em hora até o momento exequial, às 13h. A cerimônia será presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa. Depois disso, o corpo de Dom Mariano será trasladado para o Cidade Ocidental (GO), onde se encontra o cemitério Jardim da Imaculada, da Província São Maximilinano Kolbe, dos Frades Franciscanos Menores Conventuais.
Veja o cronograma das missas exequiais neste sábado:
6h – Pe. Wagner Divino;
7h – Pe. Juan Diego;
8h – Pe. Leandro Pereira;
9h – Pe. Gabriel;
10h – Dom Vitorio;
12h – Padre Cléber;
13h – Dom Dimas – MISSA EXEQUIAL FINAL.
O sepultamento está previsto para domingo (1º), às 14h.
Trajetória
Dom Frei Janusz Marian Danecki era polonês.
TV Morena/Reprodução
Dom Frei Janusz Marian Danecki foi nomeado pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2015 como bispo auxiliar de Campo Grande. Natural de Sochaczew, na Polônia, Danecki era pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Juruá, na Prelazia de Tefé (AM). Ele pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv).
Nasceu em 8 de setembro de 1951 e ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos. Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e também na arquidiocese de Varsóvia até 1984. Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.
Na arquidiocese de Brasília e diocese de Luziânia (GO), foi pároco em diferentes paróquias. Entre 1987 a 1994, exerceu atividade de formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, no Jardim da Imaculada, em Luziânia e no Seminário São Francisco de Assis, em Brasília. Foi diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007. Em 2008, seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia, onde estava como pároco na prelazia de Tefé (AM).
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.