Eleições 2024: PMB oficializa Mateus Souza como candidato à Prefeitura de Florianópolis

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) confirmou nesta quarta-feira (24), durante convenção partidária, o nome de Mateus Souza como candidato da legenda à Prefeitura de Florianópolis. A oficialização ocorreu em evento na Beira-mar Norte. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Mateus Souza, 28 anos, é candidato do PMB à Prefeitura de Florianópolis

Mateus Souza, 28 anos, é candidato do PMB à Prefeitura de Florianópolis – Foto: Instagram/Mateus Souza/ND

Olindina Corrêa será a candidata a vice na chapa e ainda não há partidos coligados. Mateus destacou algumas questões que ele considera como problemas na cidade.

“O povo em Florianópolis está sofrendo, não temos um transporte público coletivo de qualidade, violência no centro da cidade, mulheres apanhando, moradores de rua. O trânsito é caótico, fila de manhã, de tarde e à noite. A saúde não está cumprindo com aquilo que deveria cumprir e a população está sofrendo. Eu quero somar, isso não é uma vontade minha pessoal, mas é uma vontade do povo e o povo quer mudança.”

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.

Quem é Mateus Souza, candidato do PMB à Prefeitura de Florianópolis

Mateus Souza tem 28 anos, é advogado e trabalha como assistente administrativo na Celesc.  Concorreu a vereador em 2016 pelo Agir na cidade de Palhoça. Assumiu neste ano a presidência do PMB em Florianópolis e se licenciou do cargo na estatal de energia para disputar as eleições.

Eleições 2024: O que faz um prefeito?

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:

  • Limpeza
  • Iluminação pública
  • Sistema de transporte urbano
  • Serviços de saúde municipal
  • Educação infantil e ensino fundamental
  • Formação da guarda municipal

Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.