Tencent e NetEase diminuem investimento em devs japoneses [RUMOR]

Algumas das maiores empresas de games atualmente estão na China. Elas investem e tem ações em estúdios de outros países. Um deles é o Japão que, segundo o Bloomberg, deve perder investimento de gigantes como Tencent e NetEase por não estarem apresentando jogos relevantes.

Esse seria um dos motivos principais. O outro seria o avanço dos desenvolvedores chineses nos últimos anos. O próprio Black Myth: Wukong é o maior exemplo atual, um jogo produzido na China e que tem feito grande sucesso pelo mundo, mesmo que parte desse sucesso venha de jogadores do próprio país.

Segundo fontes do Bloomberg, a NetEase já diminuiu o número de funcionários em seu estúdio Ouka que fica em Tóquio. Além disso, a gigante chinesa pretende fechar o escritório de Shibuya, que foi aberto em 2020 com veteranos da Capcom e Bandai Namco. O restante que permanece, trabalha nos últimos jogos antes do estúdio fechar de vez.

NetEase
Foto: Divulgação/NetEase

A Tencent, outra grande empresa de games da China e principal rival da NetEase, também está diminuindo investimentos em desenvolvedores japoneses. Um exemplo recente é Blue Protocol em parceria com a Bandai Namco, que será encerrado no próximo ano.

As fontes do site Bloomberg afirmam que a Tencent estaria insatisfeita com as parcerias japonesas. Os desenvolvedores do Japão queriam investir em projetos menores sem muitos riscos, mas a gigante chinesa queria o contrário e tinha como objetivo lançamentos mundiais.

Tencent e NetEase não devem deixar o Japão

Uma das pessoas ouvidas disse que, desde o ano passado, a Tencent teria investido ainda mais, oferecendo mais dinheiros aos estúdios do Japão, para que eles atingissem o grande objetivo da publisher chinesa.

Tencent
Divulgação/Tencent

Segundo um analista da indústria de games ouvido pelo Bloomberg, a Tencent e NetEase ainda mantém um investimento em grandes estúdios japoneses como Capcom e Bandai Namco, entre outras, e nenhuma das duas planejam sair totalmente do país vizinho.

Ao site, a Tencent disse que está comprometida com seus parceiros e negócios que têm feito no Japão. Já a NetEase disse que não tem nada a anunciar sobre o suposto fechamento de estúdio no país do sol nascente e adiciona que “sempre faz ajustes necessários para refletir as condições do mercado“.

Tanto a NetEase quanto a Tencent são acionistas em estúdios ocidentais também. Lembrando que, apesar de Black Myth: Wukong ter sido um grande sucesso no lançamento, o jogo foi publicado e desenvolvido pela Game Science, que é independente.

Fonte: Bloomberg

Adicionar aos favoritos o Link permanente.