Evento avalia o impacto do South Summit para a região

A importância do South Summit para a região do Vale do Sinos foi o tema de um painel na noite desta quarta-feira (23), em Dois Irmãos. O evento que ocorreu no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich contou com a presença de pessoas ligadas à inovação, ao empreendedorismo e à tecnologia de Dois Irmãos e cidades vizinhas.

Encontro serviu como ponto de partida para criação de um ecossistema de inovação em Dois Irmãos | abc+



Encontro serviu como ponto de partida para criação de um ecossistema de inovação em Dois Irmãos

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

O South Summit Brazil ocorreu no começo do mês em Porto Alegre e seus resultados foram considerados positivos também pela perspectiva da região. “Surgiu lá no South Summit a ideia desse encontro pós-evento para analisarmos como ele pode agregar nas cidades daqui. Esse é um momento para compartilhamento de experiências e troca de ideias”, frisa o diretor de Inovação de Dois Irmãos, Mauro Hahn. Ainda participaram do encontro, o mentor de startups Rafa Kunrath, o líder do SinosValley, Guto Ortac, e o assessor de inovação da Sicredi Pioneira, Lucas Meinhard.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado fará repasse direto para municípios reconstruírem sistemas de proteção

Contribuição do Summit para Dois Irmãos e região

Com a participação dos movimentos locais de inovação, a proposta do encontro foi dar início ao desenvolvimento de um ecossistema deste nicho em Dois Irmãos. Em sua fala, o prefeito Jerri Adriani Meneghetti comentou sobre a participação do grupo nesse “pontapé inicial para entrar na área da inovação”.

“Vamos plantar e colher juntos coisas boas. Somos uma cidade que tem como característica manter nossas raízes, sobretudo construídas com base no calçado, mas também pensamos no futuro. Aqui estamos planejando ações concretas para adaptar aos novos tempos e projetar um futuro mais próspero”, afirma o prefeito.

Cada um dos painelistas contribuiu com sua visão sobre o Summit e o legado deixado na região no que envolve inovação, tecnologia e empreendedorismo. “Esses movimentos que ocorrem nas cidades da região são importantes para começar a falar sobre o tema e que ele possa ficar familiar a todos. Esse encontro desmistifica e aproxima as pessoas da inovação”, comenta o painelista Guto Ortac.

South Summit

O tema central do South Summit, que ocorreu de 9 a 11 de abril no Cais Mauá, na Capital, foi a resiliência das cidades após as enchentes de maio de 2024. Nesta edição, a quarta, o South Summit recebeu 23 mil participantes de 62 países, mais de três mil startups, 800 speakers, sendo 150 estrangeiros, 900 investidores, mil media partners e US$ 215 bilhões sob gestão de fundos de investimentos. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.