Banjo-Kazooie do Nintendo 64 pode ganhar port nativo para PC

Um dos jogos mais famosos da biblioteca da Nintendo 64, Banjo-Kazooie pode receber um — ou mais — ports nativos para PC em breve. A situação é fruto de um projeto conduzido por fãs que foi bem-sucedido em descompilar os arquivos originais do jogo, abrindo portas para a criação de adaptações não oficiais.

O processo, que também já foi feito com jogos como Perfect Dark e The Legend of Zelda: Ocarina of Time no passado, envolve a engenharia reversa dos códigos do game original. Eles são transformados na linguagem C, permitindo que qualquer pessoa ou grupo experiente crie um port novo e que não usa qualquer tipo de código original.

Os resultados desse tipo de projeto são jogos que mantêm o espírito do Nintendo 64, mas ganham várias melhorias visuais e de desempenho. Um port nativo para PC de Banjo-Kazooie poderia ampliar seu suporte a controles modernos, trazer texturas em alta resolução, rodar em 4K e trazer imagens em formato ultrawide nativo, por exemplo.

Banjo-Kazooie ainda pode demorar para ganhar port nativo

Embora o fato de o jogo ter sido descompilado abra portas para que ele ganhe um port nativo, esse ainda é um processo que deve demorar. Até o momento, nenhum criador ou grupo divulgou publicamente a intenção de adaptar a aventura criada pela RARE para garantir que ela vai ganhar melhorias técnicas.

Banjo-Kazooie do Nintendo 64 pode ganhar port nativo para PC
Foto: Divulgação/RARE

O primeiro Banjo-Kazooie chegou às lojas em 1998 como um exclusivo do Nintendo 64, mostrando as aventuras do urso Banjo e do pássaro Kazooie. Eles precisam derrotar os planos da bruxa Gruntilda e passar por fases repletas de itens colecionáveis e desafios que eles só podem vencer ao unir suas características únicas.

O game ganhou a sequência Banjoo-Tooie em 2000, bem como dois capítulos para o Game Boy Advance. Com a compra da RARE pela Microsoft, o personagem se tornou uma propriedade da empresa, que não o tem usado com muita frequência — sua última aparição de destaque foi como um DLC de Super Smash Bros. Ultimate em 2019.

Fonte: VGC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.