
Evento abre o calendário das festas religiosas da cidade e segue até 4 de maio. Festa tem missas, quermesse, shows e novena. Festa de São Benedito tem início nesta quinta-feira (24) em Mogi das Cruzes
Santuário Bom Jesus/Divulgação
A tradicional Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (24), em Mogi das Cruzes. O evento segue até 4 de maio e conta com missas, quermesse, shows e comidas típicas. (veja mais abaixo)
Segundo a organização, este ano a celebração está em sua 146ª edição e todo o valor arrecadado será destinado à construção do salão paroquial.
Os festeiros deste ano são Marcel Pupo de Almeida e Renata Sponda de Almeida e os capitães-de-mastro são João Pedro de Oliveira e Gabriella de Oliveira Barrachi.
Nesta quinta-feira, às 18h30, a festa começa com uma procissão que sairá da Capela Santa Cruz em direção ao Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus, popularmente conhecido como Igreja de São Benedito, seguida do hasteamento do mastro no Largo Bom Jesus.
Em seguida, haverá a missa de abertura na Igreja de São Benedito, ministrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini.
Na programação de sexta-feira (25), tem a abertura da novena às 19h, com a presença de padres convidados.
Para encerrar a festa haverá a procissão pelas ruas da cidade e missa de encerramento no dia 4 de maio às 16h.
O Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus está localizado na rua Doutor Ricardo Vilela, S/N, Centro, Mogi das Cruzes.
Durante todos os 11 dias de evento, a quermesse funciona das 18h às 23h, no Largo do Bom Jesus, em frente ao Santuário. Apenas no último dia, 4 de maio, a programação começa mais cedo, às 12h, com um almoço que tem macarronada como prato principal.
Quem foi São Benedito?
São Benedito viveu no século 16. Com o nome de Benedito Manasseri, nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, na ilha da Sicília, Itália.
Seus pais eram descendentes de escravizados da Etiópia. Aos 21 anos, ingressou na Irmandade de São Francisco de Assis.
Na Irmandade, exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento.
Morreu no dia 4 de abril de 1589 e foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Desde então, seu culto se espalhou por todo o mundo.
Grupo de Mogi das Cruzes busca fortalecer a fé e acolher jovens
Assista a mais notícias do Alto Tietê