TSE cassa mandato do vereador mais bem votado de Goiana por causa de fraude à cota de gênero pelo PSD


Partido elegeu somente um vereador no pleito de 2020. Uma das candidatas indicadas pelo partido sequer estava na cidade no período eleitoral. Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Luiz Roberto/Secom/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador mais votado de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, por causa de fraude à cota de gênero praticada pelo partido pelo qual ele foi eleito, o PSD. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco, a legenda não observou o mínimo de 30% da candidaturas femininas no pleito de 2020.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O vereador cassado foi Marcos Alexandre Soares de Almeida, conhecido como Xande da Praia. Ele foi eleito com 1.419 votos e, assim, se tornou o mais bem votado do pleito. Foi, porém, o único vereador que o PSD conseguiu eleger em 2020.
Neste mês, também houve cassações em Olinda. Quatro vereadores perderam o mandato por fraudes à cota de gênero.
O TSE também determinou a nulidade de todos os votos obtidos pelo PSD na eleição municipal e, ainda, que sejam declaradas inelegíveis as candidatas Elaine Pessoa da Silva e Laura Juracy Alves do Nascimento.
Isso porque há indícios de que as candidaturas dessas mulheres tenham sido de fachada, apenas para cumprir a cota de mulheres no pleito.
O relator do processo, ministro Kassio Nunes Marques, citou que Laura Juracy Alves do Nascimento não obteve nenhum voto, não fez atos de campanha, não teve movimentação financeira e sequer estava na cidade por um mês durante o período eleitoral.
Sobre a candidatura de Elaine Pessoa da Silva, Nunes Marques apontou que ela renunciou à candidatura quando era pré-candidata, mas o partido não providenciou substituição. Sendo assim, com a renúncia, o percentual de candidaturas femininas vinculadas ao PSD passou para 28,57%.
A vaga deixada por Xande da Praia será preenchida mediante nova totalização dos votos e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. O nome de quem vai substituí-lo ainda não foi divulgado pelo TRE.
O g1 entrou em contato com o vereador cassado, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.