É só o embarque começar a se aproximar que uma cena já conhecida se repete em qualquer aeroporto: passageiros se apressam para formar fila, na tentativa de garantir um espaço para suas malas de mão nos compartimentos superiores da cabine. O objetivo? Evitar que a mala acabe sendo despachada à força no portão de embarque.

Quando a mala vai para o porão – mesmo sem o passageiro querer
Muitos já passaram por isso ou ao menos ouviram o aviso: o voo está cheio e será necessário despachar “voluntariamente” a bagagem de mão. O detalhe é que, em muitos casos, essa “voluntariedade” é mais uma imposição da companhia aérea do que uma escolha real do passageiro.
O que dizem as regras sobre bagagem de mão
No Brasil, os passageiros podem levar dois volumes a bordo: uma mala de mão de até 10 kg (com no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm) e um item pessoal menor, como uma mochila, com medidas de até 45 cm x 35 cm x 20 cm. A mochila deve ser acomodada sob o assento à frente, liberando o bagageiro para a mala de mão.
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Por que sua mala pode ser despachada, mesmo dentro das regras
Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o despacho da bagagem de mão deve acontecer apenas em casos de voos lotados ou por motivos de segurança. Mas, como não há uma norma legal específica no Código Brasileiro de Aeronáutica, cabe à tripulação decidir se a bagagem pode ou não seguir com o passageiro.
Muitas vezes, mesmo sem a lotação máxima, as companhias justificam o despacho obrigatório pela “questão de segurança”, relacionada ao balanceamento do avião.
Tarifa e embarque: o detalhe que faz toda a diferença
A Latam já informa em seu site que, na maioria das tarifas, a mala pequena está “sujeita a ser despachada no embarque”. Apenas os bilhetes da classe Premium Economy garantem espaço para a bagagem no bagageiro.

O segredo para manter a mala com você
Na prática, quem embarca primeiro tem mais chances de garantir espaço para sua mala. Além das prioridades legais, entram antes os passageiros com status, os que compram tarifas mais altas e aqueles que possuem cartões de crédito co-branded das companhias aéreas.
“Por questões operacionais e/ou de segurança, pode ser que os grupos 5, 4 e 3 precisem despachar a bagagem gratuitamente na sala de embarque”, explicou a Gol. “Caso tenha quantidade superior a dois volumes, os itens excedentes deverão ser despachados obrigatoriamente”, completou.
A Latam reforça: “O despacho da mala pequena é solicitado pelos tripulantes caso ela esteja fora dos padrões estabelecidos pela Agência ou se não houver espaço suficiente nos compartimentos superiores da cabine”. A Resolução n. 400 da ANAC autoriza restrições por “segurança ou de capacidade da aeronave”.
Como garantir seu lugar no grupo de embarque prioritário
1. Use cartões de crédito das companhias aéreas
Cartões co-branded oferecem embarque prioritário como um de seus principais benefícios, permitindo ao passageiro entrar antes e garantir espaço no bagageiro.
2. Alcance status nos programas de fidelidade
Passageiros com status alto nos programas de milhagem embarcam antes. É possível acumular pontos qualificáveis voando, gastando com cartões co-branded ou assinando clubes de milhas.
Latam:
Status Black e Black Signature embarcam no grupo 1. Gold e Platinum, no grupo 2. Os pontos qualificáveis podem vir de voos, cartões Latam Pass Itaú, reservas e assinaturas do Clube Latam Pass com adicionais.
Azul:
O nível Diamante tem fila de embarque prioritária. Pode ser alcançado com os cartões Visa Infinite, Clube Azul 20 mil, voos com a Azul e gastos com passagens acima de R$ 25 mil.
Gol:
Status Ouro embarca no grupo 2; Diamante e Diamante Magno têm fila exclusiva. Os pontos vêm de voos, cartões Gol Smiles e o Clube Smiles.
3. Compre as tarifas mais altas
Na Latam, a Premium Economy já garante a bagagem na cabine. Na Azul, tarifas “Mais Azul” oferecem mais benefícios. Na Gol, a tarifa Max oferece assento Gol+ Conforto e embarque antecipado.
4. Escolha assentos especiais ou faça upgrade de cabine
Mesmo com a tarifa mais barata, é possível garantir embarque prioritário comprando assentos como o Gol+ Conforto ou aderindo à “Experiência Latam+”. Upgrades para classes superiores também garantem esse privilégio.
E se eu estiver com itens importantes na mala?
Alguns passageiros relutam em despachar por estarem com remédios, eletrônicos ou documentos na bagagem. A Latam esclarece: “É importante esclarecer que itens de saúde e itens de valor, como eletrônicos e documentos, devem ser transportados como item pessoal, abaixo do assento, em uma bolsa ou mochila, já que esse tipo de volume não está sujeito ao despacho compulsório”.
Se for inevitável despachar a mala pequena, a companhia oferece sacolas de cortesia para transferir os itens importantes. “Se ainda assim não for possível o transporte de tais bens dentro da cabine da aeronave, o passageiro pode então realizar a declaração de valor”, completa a Latam.
A Gol reforça: “O cliente é questionado se possui algum desses itens na bagagem a ser despachada, e em caso de resposta afirmativa, é orientado que o item seja retirado e transportado consigo a bordo”.
Recusar-se a despachar pode causar problemas
Apesar da frustração, se a companhia determinar que a mala deve ser despachada, recusar-se pode impedir o embarque. Muitos passageiros aceitam, mesmo contrariados, para evitar conflitos e atrasos.
Enquanto isso, a estratégia continua sendo a mesma: entrar o mais cedo possível no avião para evitar o despacho forçado da sua mala.