Em meio a uma polêmica sem fim sobre a durabilidade da correia banhada a óleo do Onix e Onix Plus fabricado a partir de 2019, a Chevrolet está lançando uma ação inédita de pós-venda: proprietários do modelo produzido em Gravataí poderão reativar a garantia da correia banhada a óleo mesmo que todas as revisões não tenham sido feitas nas concessionárias.

Foto: Divulgação
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a iniciativa da Chevrolet pretende dar mais segurança a proprietários de veículos usados, especialmente os que adquiriram Onix como segundo ou terceiro dono e que não têm acesso completo ao histórico de manutenção. A campanha iria até 31 de dezembro de 2025, com validade em toda a rede de concessionárias da marca.
Mediante inspeção técnica
A correia dentada desses modelos, que tem contato direto com o óleo do motor, originalmente possui garantia de até 240 mil quilômetros, desde que o veículo seja mantido nas recomendações da montadora, incluindo revisões nas concessionárias. Agora, a Chevrolet permitirá reativar essa cobertura mediante uma inspeção técnica.
Se não houver danos, o cliente deve realizar a troca de óleo e filtro na concessionária por R$ 660. Se for detectada contaminação ou desgaste, é possível substituir o kit completo da correia por R$ 700 — valor bastante reduzido frente aos cerca de R$ 6 mil cobrados fora da campanha.
Nova garantia de até 240 mil km
Em ambos os casos, a nova garantia será válida até 240 mil km, desde que o cliente realize trocas de óleo a cada 10 mil km ou um ano, o que ocorrer primeiro, sempre na rede autorizada.
Entenda a origem do problema da correia banhada a óleo
O sistema de correia dentada banhada a óleo é usado amplamente na indústria, mas exige lubrificação com produtos corretos e homologados. Nos motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo dos Onix e Onix Plus, os óleos recomendados são, respectivamente, 0W20 e 5W30, com certificação Dexos 1 Gen 3, específica para os motores CSS Prime da GM.
O uso de óleo inadequado — falsificado, de baixa qualidade ou fora da especificação — pode acidificar o lubrificante, levando à descamação da correia e à contaminação do sistema. Os primeiros sinais incluem endurecimento do pedal de freio, falhas na bomba de vácuo e luzes de alerta no painel.