Com duas histórias emocionantes e divertidas sobre amizade e companheirismo, a escritora Léia Cassol animou cerca de 50 crianças na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, junto a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, no Centro. A atividade abre as celebrações da IV Semana do Livro de Canoas que se estende até sexta-feira (25) com uma programação especial.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Foto: Nicole Goulart/Especial
Ao som de “carambola, carambola, não posso esquecer seu nome”, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo VI, no Fátima, e do Colégio Estadual Marechal Rondon, no bairro de mesmo nome, acompanharam a história A Tartaruga e a Fruta Amarela. Contando de um jeito divertido que prende a atenção das jovens, a escritora relata as aventuras de vários animais que estão passando fome na floresta e que precisam desfazer o feitiço de uma bruxa.
Já a segunda história, Era uma vez em… Canoas!, da própria Léia Cassol, traz Tonico e sua amiga garça Alba Um, ambos moradores da Praia do Paquetá. “A garça pegou Tonico pela camisa e levou o menino para uma praça no Niterói para que desenhasse coisas do outro lado da cidade”, diz. Com sua amiga, Tonico também visitou o Parque Eduardo Gomes e a Praça do Avião.
Este último conto foi o preferido da Rafaela dos Santos, 9 anos, estudante do terceiro ano no Marechal Rondon. “Eu achei bem legal. Me chamou a atenção porque é um coisa legal, eu moro aqui. E é a minha primeira vez na biblioteca, então foi bem divertido. Eu também gostei da Léia”, afirma.
A história da cidade também foi a melhor para o aluno do quinto ano do Paulo VI, Hellyan Garcia Prado, 10, junto com o passeio para a biblioteca. “Adorei. Se pudesse levava todos os livros para casa. Eu adorei mesmo, participei. Mas foram só duas histórias, queria que fosse mais. A segunda foi a minha preferida por causa de Canoas, que é onde fica a minha escola”, frisa.
Sentimento de pertencimento
A educação patrimonial é uma das áreas de atuação da Léia Cassol. Para a escritora e contadora de histórias de cabelos roxos, o objetivo é despertar o sentimento de pertencimento para que as crianças se sintam parte da cidade.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS!
Foto: Nicole Goulart/Especial
“Elas chegaram e vão subir [para o auditório], mas se chega e ninguém fala nada parece que eu vim para qualquer lugar. Então, para gerar pertencimento precisa conhecer”, destaca. E o pertencimento gera cuidado. “Eu vou cuidar como se eu estivesse na minha casa para que os outros possam chegar e também curtir o que tem aqui. Quando tu percebe que é parte do todo, nós conseguimos olhar de um jeito diferente. Aí sim acontece a educação patrimonial”, completa.
IV Semana do Livro de Canoas
A contação de histórias abre a programação da IV Semana do Livro de Canoas. As atividades oferecidas até sexta-feira (25) são pensadas para todos os públicos que frequentam a Biblioteca Pública ou que querem conhecer o espaço, como afirma a bibliotecária responsável pelo espaço, Regina Pelissaro.
“Nós homenageamos o livro já que no dia 23 de abril é do Dia Mundial do Livro. Trazemos as crianças e as famílias para homenagear, celebrar o livro e as histórias em grupo. E para ver as crianças saírem eufóricas, dizendo que vão trazer os pais para conhecer”, brinca, apontando para as crianças que acompanharam as histórias.
As atividades no município também contemplam a Semana Estadual das Bibliotecas Públicas, organizadas pela Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) junto com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), celebrando os 120 anos de Erico Verissimo.
A programação realizada neste mês também busca celebrar outras datas comemoradas em abril, como o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), Dia da Biblioteca (09/04), e o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04).
Confira a programação
23 de abril
Lançamento do Projeto Livro Livre
Locais: na Biblioteca Pública, órgãos públicos do município localizados no centro.
Contação de histórias com a Prof. Maluquinha e Six
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Horário: 10 horas
Público: Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e público espontâneo
Oficina de marca páginas
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 14 horas
Público: todos os públicos
Encontro especial do Clube de Leitura “Nós, ‘voz’, lemos”
Leitura do conto “As mãos de meu filho”, Erico Verissimo
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 15 horas
Público: todos os públicos
Até dia 25 de abril
Exposição sobre Erico Verissimo “Os livros de Erico: histórias que marcam gerações”
Local: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Horário: 9 horas às 17h30