Faleceu nesta terça-feira (22), aos 65 anos, o ex-deputado estadual gaúcho Berfran Rosado (Cidadania). O velório será realizado no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, das 18h30 às 21h.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Foto: Marcelo Bertani/ALRS
Engenheiro civil e político com longa trajetória no serviço público, Rosado estava internado no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, após desenvolver um quadro de infecção generalizada decorrente de um procedimento na garganta. O estado de saúde se agravou nos últimos dias, e ele não resistiu.
Leia mais: CHIKUNGUNYA: RS registra segunda morte pela doença na sua história; veja onde
Trajetória
Natural de Rosário do Sul, Berfran Rosado exerceu três mandatos como deputado estadual entre 1999 e 2010. Também ocupou cargos de destaque no Executivo estadual. Foi secretário de Trabalho, Ação Social e Cidadania no governo Antonio Britto (MDB), entre 1995 e 1997, e secretário do Meio Ambiente no governo Yeda Crusius (PSDB), em 2009.
Além disso, teve passagens por importantes órgãos públicos: foi gerente de transportes da Metroplan (1987–1989), diretor administrativo da Secretaria de Obras (1990), diretor da Trensurb (1992–1994) e presidente da Corsan (1995, 1997–1998).
Veja também: Conheça o cardeal gaúcho que pode se tornar o novo papa
Rosado também participou de disputas eleitorais majoritárias. Em 2008, foi candidato a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de Manuela D’Ávila (PCdoB), e em 2010 concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Yeda Crusius, derrotada por Tarso Genro (PT).
Em respeito à trajetória do ex-parlamentar, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul cancelou a sessão plenária prevista para esta tarde. A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT).