Estúdio de Visions of Mana será fechado pela NetEase Games

A Ouka Games, estúdio que desenvolveu Visions of Mana, terá suas atividades encerradas de forma definitiva pela NetEase Games. De acordo com o Bloomberg, quase todos os funcionários (tanto os devs quanto da área administrativa) já foram demitidos e seus planos é de fechar suas portas de vez em breve.

A desenvolvedora foi criada ainda em 2020, sendo formada por veteranos da indústria gaming que já trabalharam em diversos projetos para empresas como a Capcom e a Bandai Namco.

Veja mais:

Apesar da Ouka Games acabar de ter lançado Visions of Mana – ele foi disponibilizado ontem (29) no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC – o game não é a principal razão pela decisão tomada pela NetEase Games.

O Bloomberg aponta que a chinesa está adotando uma postura redutiva em suas operações relacionadas a estúdios japonesas, assim como a Tencent. Ambas buscam reduzir seus investimentos nas desenvolvedoras do país vizinho, com o seu plano já em andamento.

Ou seja, possivelmente a Ouka Games e Visions of Mana foram apenas “vítimas” do novo corte que gigantes como a NetEase passarão a fazer. Fontes afirmam que os executivos estão frustrados com os investimentos nos estúdios do Japão e o sucesso de Black Myth: Wukong os fez questionar se não deviam voltar o dinheiro para o próprio país.

black-myth-wukong-jogo-do-ano-6-7
Divulgação/Game Science

Visions of Mana pode ser o primeiro de muitos

Considerando que a NetEase e a Tencent possuem uma grande quantidade de investimentos em diversos estúdios – seja do Japão, Europa e de diversos outros países – é possível que o estúdio de Visions of Mana seja apenas o primeiro de muitos que fecharão as portas nos próximos meses.

O analista da Bernstein, Robin Zhu, revelou ao Bloomberg como está a visão destas corporações chinesas sobre a indústria gaming atual:

Nós talvez estejamos nos aproximando de um ponto onde a Tencent e a NetEase começarão a cuidar do retorno financeiro de forma mais atenta. Globalmente, a indústria gaming teve retenção pós-COVID e muitas produtoras grandes sofreram reduções de equipe ou reduziram os investimentos. De forma paralela, o desejo de controlar de forma tão restrita suas IPs que existe nos desenvolvedores japoneses algumas vezes se tornou uma fonte de conflitos.

Robin Zhu

Fonte: WCCFTECH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.