Ampliar e fortalecer a capacidade dos profissionais que atuam na Defesa Civil e reforçar a cultura da prevenção em situações de emergência. Esses foram os objetivos de uma capacitação especial para agentes da Defesa Civil, que foi realizada em Gramado, na terça-feira (15).
SEGURANÇA PÚBLICA: Brigada Militar realiza Operação Batalhão Escola em Gramado e Canela durante o feriadão de Páscoa

Foto: PMG/Divulgação
O treinamento foi conduzido pela ONG Humus, que é uma organização brasileira de ajuda humanitária especializada em desastres. A atividade integra o programa Defesa Alerta e possui foco na atualização e construção colaborativa do Plano de Contingência Municipal.
O capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e fundador da Humus, Léo Farah, esteve à frente da capacitação. Ele é especialista em desastres e atuou em operações de resgate, como nas tragédias de Mariana e Brumadinho (MG), além das enchentes no Rio Grande do Sul.
“A prevenção é a principal ferramenta para reduzir danos e proteger comunidades diante de eventos extremos. A capacitação dos profissionais para atuar em desastres é essencial para garantir uma resposta mais ágil, eficaz e integrada com a população”, destaca.
TURISMO: Canela busca incentivos fiscais para o setor de parques temáticos
Na oportunidade, os participantes realizam atividades teóricas e práticas que abrangem desde o funcionamento do sistema de Defesa Civil até o passo a passo para a elaboração de um plano de contingência eficaz.
INSIGHTS: Gramado celebra aumento da permanência dos turistas e crescimento do visitante internacional
om a passagem por Gramado, o programa Defesa Alerta segue o cronograma de atuação em municípios do Rio Grande do Sul ao longo de 2025 e 2026. Ao todo, estão programadas 30 ações em diferentes cidades no Estado, com apoio do Itaú Unibanco.