O bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel passou por cirurgia de retirada de um tumor no fígado. O procedimento cirúrgico ocorreu na noite da última sexta-feira (18) no Hospital Nora Teixeira, na Santa Casa, em Porto Alegre. Dom Zeno já está acordado e consciente.
Foto: Gabriel Machado – Assessor da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga
A retirada do pequeno tumor que estava alojado no canal do fígado foi um sucesso, conforme os médicos, sem sinais de metástases. Foi retirado todo o tumor e Dom Zeno já está em recuperação na UTI.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
“Ele já conversando e respirando sozinho, não teve nenhum sangramento e nenhuma alteração de pressão. Foi tudo como a gente planejou, da melhor maneira possível. Se tivesse que começar de novo, não tinha como ser melhor”, comenta o médico responsável pela cirurgia, Rodrigo Blaya.
O procedimento estava marcado para este sábado (19), mas foi adiantado pelo corpo médico devido vaga de leitos.
LEIA TAMBÉM: Comoção e pedidos por justiça marcam o velório de motociclista morta em acidente na BR-116
O episódio
Tudo começou com uma queda de pressão arterial. Após alguns exames, foi descoberto o tumor alojado no canal do fígado. Dom Zeno ficou 21 dias internado no Hospital Unimed, de Novo Hamburgo, porém, foi encaminhado para Porto Alegre no dia 7 de abril, para realizar a cirurgia por robótica.